Enquanto dormia...
Donald Trump tentou demitir o procurador-especial que está a investigar o Russiagate. E só foi travado pelo conselheiro legal da Casa Branca, que se recusou a cumprir a ordem e ameaçou com a sua própria demissão. A história foi avançada pelo The New York Times, que cita quatro fontes diferentes.
Hoje, no meio de mais este escândalo, Trump discursa no Fórum Económico de Davos, para explicar e defender o que quer dizer com "América Primeiro".
Um incêndio num hospital na Coreia do Sul, esta sexta-feira, já fez 37 mortos e mais de 70 feridos.
Novos desenvolvimentos do caso Lula: depois da condenação, o antigo Presidente brasileiro tem de entregar o passaporte e está proibido de sair do Brasil.
Afinal, as creches ao sábado para os trabalhadores da Autoeuropa pagas pela Segurança Social são uma solução à medida ou não? Resposta curta: são. Resposta longa: são e o Governo esforçou-se, durante 24 horas, para omitir e manipular a informação de forma a enganar os jornalistas e os cidadãos. Depois de as entidades oficias insinuarem que havia 953 creches no mesmo regime, a secretária de Estado da Segurança Social admitiu finalmente que a abertura ao sábado não é comum. No Observador, o João Francisco Gomes procurou a resposta a quatro perguntas que ajudam a entender melhor esta confusão deliberada.
Depois da rapidez, a lentidão. Ontem, o parlamento adiou pela terceira vez a votação dos projetos de lei sobre transparência e incompatibilidades. Motivo: esperar pela liderança de Rui Rio no PSD.
O Observador publicou uma investigação jornalística sobre as suspeitas de favorecimento na câmara de Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio nas eleições do PSD, e poucas horas depois surgiu a informação:o Ministério Público tem um inquérito aberto a negócios que ligam a câmara de Ovar à empresa do atual vereador.
O défice caiu 1,6 mil milhões de euros em 2017. O que mostram os números?
- A despesa total cresceu ao triplo do ritmo verificado em 2016, mas houve um empurrão de 5% na receita fiscal;
- Em ano de eleições autárquicas, o investimento total das Administrações Públicas cresceu à custa de um salto de 30% nos gastos das autarquias e regiões. Ainda assim, ficou 850 milhões aquém do orçamentado;
- O que pesou mais no défice de 2017 foram as estradas, a ferrovia e os metropolitanos.
Fernando Medina está a tratar da sua imagem: tal como o Presidente da República e o primeiro-ministro, também o presidente da Câmara de Lisboa tem um fotógrafo oficial. Trata-se, simbolicamente, da mesma pessoa que acompanhou Cavaco Silva em Belém durante 10 anos. O assunto é polémico, envolveu situações confusas no passado e agora é falado porque o contrato prevê o pagamento de 4 mil euros por mês.
A Praça da Figueira, em Lisboa, vai ter uma das fachadas coberta de azulejos. O projeto estava parado desde 2001, por ter levantado dúvidas à Direção Geral do Património Cultural. Durante estes anos, os azulejos estiveram guardados um armazém, escreve o Público.
Mais mudanças em Lisboa, esta no trânsito: a partir de fevereiro, os semáforos entre o Marquês e Entrecampos vão ficar verdes para dar prioridade a autocarros atrasados.
No julgamento do caso Manuel Vicente, Orlando Figueira arranjou mais uma linha de defesa: disse que o processo em que está a ser julgado por corrupção serviu paraatingir a procuradora Cândida Almeida, afastada por Joana Marques Vidal do DCIAP.
A SIC mostrou ontem uma história mal contada à volta deste processo: há várias pessoas que tomam freneticamente notas no tribunal onde está a ser julgado o caso que envolve Angola, sem se perceber porquê ou para quê. Quando a jornalista fez perguntas, as respostas foram anedóticas.
O tweet de um jornalista de tecnologia estrangeiro lançou a dúvida: será que a Google vai abrir em Portugal apenas um call center? Uma fonte próxima do processo e o governo garantem que não. Trata-se de um “centro de investigação e desenvolvimento de software de novas tecnologias”.
O artigo mais popular no Observador ontem foi sobre as entrevistas de emprego na Google. Neste vídeo, veja as 12 perguntas mais bizarras que já foram feitas aos candidatos.
A Amazon pode estar prestes a vir para Portugal. A empresa está em negociações com a Câmara do Porto, escreve oNegócios.
Nuno Artur Silva vai sair da administração da RTP, na sequência de acusações de conflitos de interesses. A administradora Cristina Vaz Tomé também sai, mas Gonçalo Reis é reconduzido como presidente.
No Restelo, em Lisboa, uma praga de ratos fechou uma escola secundária - pela segunda vez neste ano lectivo.
A discoteca Urban Beach vai reabrir amanhã, depois de ter estado encerrada durante três meses devido a agressões.
Está a ser investigado o atentado ambiental no Tejo que deixou o rio coberto por um manto de espuma em Abrantes. As imagens deixaram pescadores, autarcas e ambientalistas indignados
Na Europa, há “uma geração inteira que pode nunca recuperar” da crise económica, com salários menores, menos bens, mais dívida e em maior risco de pobreza. Oalerta foi feito num artigo do FMI e numa intervenção de Christine Lagarde em Davos. O Nuno André Martins dá os números, os detalhes e as soluções (que até passam por Portugal).
Na "casa dos horrores", os filhos do casal que os acorrentava começam a contar a sua história e a revelar como viviam: eram presos pelos pais em diferentes divisões, não tinham televisão nem rádio mas escreviam em cadernos. Em tribunal, houve um pormenor inquietante, quando a mãe fez um sorriso ao saber que estava proibida de contactar com os filhos -veja o vídeo sobre esse momento.
Os nossos Especiais
Estará a Espanha num beco sem saída? E a Catalunha também? No Conversas à Quinta, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto falam sobre o impasse criado pela crise política.
Há 8 fundos que são suficientes para a sua carteira. Esqueça os outros 3.888. O David Almas escolhe os melhores produtos nas 64 categorias de fundos de investimento.
A nossa Opinião
Rui Ramos escreve "Uma modesta proposta para aumentar a confusão": "Depois de Passos Coelho, a política portuguesa ameaça tornar-se uma confusão, com os partidos misturados num crepúsculo indistinto. É a hora de todos os gatos políticos serem pardos".
Numa opinião em vídeo, José Manuel Fernandespergunta: "O Serviço Nacional de Saúde está em ruptura e ninguém protesta?".
Diana Soller escreve sobre a condenação de Lula: "Tenho ouvido dizer muitas vezes que há políticos que 'roubam', mas fazem muito em prol da população. Por isso podem ser eleitos outra vez. Lula é o caso paradigmático. Mas uma mão não lava a outra".
Vem aí o terceiro episódio de SuperNanny e, por isso, noBICA, a Filomena Martins, a Rita Ferreira e eu discutimos quem se porta mal em toda esta polémica.
Notícias surpreendentes
Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo de judeus teve o plano de assassinar seis milhões de alemães. Chamavam-se "Vingadores" e queriam vingar-se das mortes no Holocausto. A história foi agora transformada num documentário.
Casey Affleck não vai entregar o Óscar de Melhor Atriz na cerimónia deste ano. O ator, que foi acusado de conduta sexual imprópria durante a rodagem de um documentário, diz não querer ser "uma distração" do movimento #MeToo.
O estúdio de design Oupas! junta três portuguesas que fazem projectos em papel que são requisitado por marcas e artistas. O Mauro Gonçalves foi conhecê-las.
Foi encontrado em Israel o fóssil de um maxilar que indica que o Homem deixou África 50 mil anos mais cedodo que julgávamos. É o mais antigo fóssil do Homem moderno fora do continente africano.
A CNN fez uma lista com os doze locais espalhados pelo mundo onde os turistas não devem ir. Descanse: não há nenhum destino português (mas Barcelona está lá).
Enquanto se prepara para o fim de semana, nós vamos continuar atentos às notícias. Já sabe que só precisa de vir aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário