Os cidadãos de Lagoa passaram a ter disponível um instrumento electrónico que torna mais fácil comunicarem à Câmara qualquer anomalia com que se deparem na via pública.
Para o efeito devem ir ao site smartcity.cm-lagoa.pt, fazerem o respectivo registo e, a partir daí, sempre que encontrem um buraco na rua, uma ruptura de água, contentores do lixo a deitar por fora ou outra situação do género, basta tirarem uma fotografia, acrescentar-lhe uma descrição e… está feito. Nem sequer é preciso indicar em que local o problema foi detectado porque o sistema consegue automaticamente obter tal informação.
Essa reclamação ou chamada de atenção é recebida numa central situada no edifício do secretariado da Fatacil e é encaminhada para o serviço responsável pela reparação da anomalia. O cidadão que fez o alerta pode ir acompanhando em que fase se encontra o processo, até que, finalmente, fique resolvido.
O Centro de Controlo Smart City de Lagoa, que permite a operacionalização deste sistema, resulta de uma parceria entre a Câmara local e a operadora de telecomunicações NOS e foi inagurado esta Quinta-feira, 25 de Janeiro.
Trata-se do primeiro centro do género instalado no Algarve e do segundo, a nível nacional, referiu, na ocasião, Tiago Ribeiro, da NOS.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, referiu que a possibilidade dos cidadãos comunicarem desta forma com a autarquia é apenas uma das muitas funcionalidades que o sistema vai permitir, as quais já começaram a ser desenvolvidas.
Vai permitir, por exemplo, optimizar gastos de água em espaços públicos e rotas de recolha de lixo e, a médio prazo, fazer com que deixe de ser necessário ir um funcionário da Câmara à casa de cada cidadão para ler o contador da água, uma vez que isso passará a ser feito de forma automática, através deste sistema.
Fonte: O Algarve Económica
Fonte: O Algarve Económica
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