Enquanto dormia...
Vamos começar o dia a falar de dinheiro:
Capítulo I: Vamos dar mais dinheiro?
O Governo americano teve um mini-shutdown esta madrugada, quando o senador republicano Rand Paul se opôs à aprovação da proposta orçamental que juntou os dois partidos - Paul contesta o enorme aumento da despesa que decorre do acordo. Segue-se agora a votação na Câmara dos Representantes.
Capítulo II: Vamos perder mais dinheiro?
A Bolsa de Nova Iorque teve ontem mais um dia negro, depois de um ligeiríssimo período de alívio: já perdeu mais de 10% nas últimas duas semanas. As perdas continuaram esta manhã na Ásia (e a bolsa de Lisboa abriu a cair0,93)%. O The New York Times escreve que o movimento não vai ser corrigido tão cedo: "os bons tempos acabaram".
Capítulo III: Vamos tratar do nosso dinheiro?
O “rating” de Portugal vai subir? Sim, mas a crise na banca pode fazê-lo cair de novo. O alerta é de Evan Wolhmann, o analista que toma a decisão final sobre o rating da Moody’s para Portugal e que deverá tirar Portugal do "lixo" já em abril. Em entrevista ao Edgar Caetano, avisa também para os perigos da dívida pública elevada e para o abrandamento das reformas.
Divórcio, abstinência sexual e Igreja. A intervenção de D. Manuel Clemente sobre a melhor forma de reintegrar os fiéis que casam uma segunda vez lançou a discussão e a polémica. A Igreja propõe mesmo a abstinência sexual nesses casos? E que orientações existem para o seu acolhimento? O João Francisco Gomes leu os documentos do Papa, do cardeal-patriarca e de outros bispos portugueses e dá oito respostas num Explicador essencial para perceber o que se passa.
Os juízes Rui Rangel e Fátima Galante voltam hoje a ser ouvidos no Supremo, mas a palavra "ouvidos", aqui, pode ser apenas uma imagem: ontem, nenhum dos dois prestou declarações. Só cá fora: aos jornalistas, Rangel disse que neste momento temos "a justiça e o Estado de Direito a funcionar".
Noutro tribunal de Lisboa, Cândida Almeida, a procuradora que esteve à frente do DCIAP, foi ouvida como testemunha no caso Manuel Vicente. Perante o facto de Orlando Figueira ter mandado destruir os documentos de um processo onde apareciam os rendimentos do ex-vice-Presidente de Angola, disse: "Como é que eu não vi isto?".
O antigo agente do SIS Frederico Carvalhão Gil foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão pelos crimes de espionagem e corrupção. Terá sido recrutado pelos serviços de informações russos.
O congresso do PSD é já no próximo fim de semana:
- Rui Rio vai encontrar-se com Marcelo Rebelo de Sousa logo no dia seguinte à reunião do partido;
- Passos Coelho diz que “a divisão do PSD acabou nas eleições” e sublinhou que se vai mesmo afastar quando deixar a liderança: “Não vamos andar, como se costuma dizer, a armar ao pingarelho”;
- Sobre a possibilidade de vir a ser o próximo líder parlamentar do partido, Fernando Negrão afirmou que, naturalmente, estaria preparado. Caso contrário, "passar-lhe-iam um atestado de imbecilidade".
As multas nos transportes públicos podem dar origem a penhora de bens. Estão em causa 60 milhões de euros, escreve o JN.
Um responsável da Google garantiu ontem aos jornalistas que o espaço que a empresa vai abrir em Oeiras não é um call center (como, aliás, o Observador tinha adiantado na altura). E disse que ficou surpreendido com a polémica que surgiu quando foi feito o anúncio.
O Parlamento Europeu quer acabar com a hora de verão na Europa, mas não precisa de se preocupar: a Comissão já abateu a iniciativa.
Cristina Garcia, uma das principais figuras do movimento #MeToo, está a ser investigada por assédioa um colega. A notícia é do Politico.
Os Jogos Olímpicos de Inverno começam hoje e há dois portugueses a competir. Tem muito para ler:
- Do Phelps do frio ao pugilista que ganhou no gelo, passando pela edição em que faltava neve, há sete momentos marcantes para conhecer;
- Há duas irmãs inseparáveis, Hannah e Marissa Brandt, atletas de hóquei no gelo, que vão defrontar-se por dois países diferentes: uma representa os Estados Unidos, a outra a Coreia do Sul;
- A Coreia do Norte enviou 26 atletas e, mais importante do que isso para o regime, 229 cheerleaders. Foram escolhidas pela aparência e pela fidelidade ideológica e Kim Jong-un chamou-lhes um "exército de beleza". Leia o texto e veja o vídeo. Entretanto, a irmã mais nova do ditador norte-coreano já chegou à Coreia do Sul.
Portugal venceu a Rússia por 3-2 e está pela segunda vez na final do Europeu de futsal - o Bruno Roseiro explica aqui como ganhámos o jogo. No sábado, Portugal joga contra a Espanha.
Os nossos Especiais
Depois da Catalunha, a Córsega? José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem os desafios de mais um nacionalismo, depois da visita de Emmanuel Macron ao território, no Conversas à Quinta desta semana.
A nossa Opinião
Rui Ramos escreve "Já não estamos no trilho, Sr. Presidente": "Esta maioria formou-se precisamente para mudar de trilho, não em relação à 'austeridade', mas em relação às 'reformas' que a governação de Passos Coelho ameaçava fazer. Era aí é que estava o problema".
João Cândido da Silva escreve "Cristiano Ronaldo ou Pedro Barbosa?": "Mário Centeno reconheceu que o Estado foi pior pagador em 2017. Pode ser o primeiro passo para desmentir que é um Ronaldo lá fora e um Pedro Barbosa cá dentro".
José Milhazes escreve "Russos perdem corrida no Espaço, mas 'têm mais talento' que americanos": "Parece que os papéis se inverteram. Desta vez, os russos ficaram tão surpreendidos com o lançamento do Falcon Heavy como os americanos ficaram com o primeiro voo espacial de Iúri Gagarin".
O padre Miguel Almeida escreve sobre "o Patriarca e o sexo dos recasados": "O Patriarca agiu como pastor da sua diocese ao publicar uma nota que tenta incluir as mais diversas sensibilidades, assumindo a sua fidelidade ao Papa e aos fiéis que lhe são espiritualmente confiados".
Mário Pinto escreve "A educação pública escolar não se deve avaliar? É isso?": "Se os resultados humilhassem as escolas 'privadas', alguém imagina o ministro a desvalorizar os rankings e a valorizar estas escolas, com a argumentação romântica que usou para as escolas estatuais?"
Notícias surpreendentes
Esqueça Elon Musk, o Falcon Heavy e a SpaceX. Há 55 anos, Eurico da Fonseca apresentou o Bumerangue, o seu projecto de uma viagem tripulada a Marte. A NASA interessou-se pela ideia do "rocket man português", como ficou conhecido, e levou-o aos EUA. O Bruno Horta relembra a história.
Já é conhecido o cartaz do Primavera Sound do Porto. Há Lorde, Father John Misty e a nata do hip-hop.Conheça os detalhes aqui.
“Amor Amor” é a terceira longa-metragem de Jorge Cramez e, além de amor (claro), fala também de uma Lisboa desaparecida. André Almeida Santos escreve sobre o filme.
Alerta Dia dos Namorados: depois das 30 ideias de presentes para ela, temos hoje 30 ideias de presentes para ele.
Se gosta de festa de Carnaval, este artigo é para si: são 19 sugestões para se divertir em Lisboa e no Porto.
Está com frio? Olhe que em 1956 foi muito pior. No dia mais gelado do século XX em Lisboa, a temperatura chegou aos 2 graus negativos e os jornais da época diziam que o frio "penetrava nos ossos e em casa". Já agora: o que é feito das ceroulas?
Aqueça-se e até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário