quinta-feira, 22 de março de 2018

360º - O que o homem no centro do escândalo Facebook disse e escondeu em Lisboa; o relatório de Tancos (finalmente); e a palestra (omissa) de Sócrates

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... cinco dias depois do escândalo do uso político de perfis do Facebook, Mark Zuckerberg quebrou o silêncio para anunciar medidas drásticas na rede social. São seis as principais coisas que vão mudar na relação com os utilizadorespara o Facebook "continuar a merecer servi-los", explicou o criador da empresa, que admitiu ter cometido "erros" num post publicado na sua conta pessoal. Mais tarde, numa rara entrevista, disse na disse na CNN que nunca pensou ter "de se preocupar com a defesa da democracia", mostrou-se apreensivo com as próximas grandes eleições que aí vêm e pediu "desculpa".

Ora o homem que está no centro de toda a esta polémica, que foi filmado a dizer que recorria a práticas ilegais e a mulheres para seduzir opositores políticos e confirmou que foi o cérebro por detrás da campanha de Donald Trump, esteve no meio de nós. Alexander Nix, fundador e presidente da Cambridge Analytica, falou durante 19 minutos no palco principal da Web Summit. A Ana Pimentel resume tudo o que se está a passar a partir do que ele disse e escondeu em Lisboa, de sexo a dados, passando pelo Facebook.

E é claro que a concorrência já está ao ataqueA mensagem do fundador do WhatsApp não podia ser mais direta: “Está na hora. Apaguem o Facebook", disse ele. Mas há cinco medidas (e mais uma) com que podemos proteger (já) as nossas contas (sem as apagar).

As análises internacionais são pessimistas. Na CNN pode ler-se que este é um problema que nem Zuckerberg pode resolver; o Washington Post fala da verdade assustadora por detrás do escândalo; o The Guardian diz que esta confusão era inevitável.

Mas há muitas outras notícias internacionais da manhã. Nicolas Sarkozy vai ser acusado de três crimes pelo financiamento ilegal da campanha de 2007 com dinheiro de Kadhafi: “Corrupção passiva”, “financiamento ilegal de campanha” e “ocultação de fundos públicos”. O Le Figaropublicou integralmente as declarações que o ex-presidente francês prestou aos juizes, onde ele nega tudo.

O presidente do Peru demitiu-se um dia antes antes de uma sessão no Congresso o destituir. Pedro Pablo Kuczynski está implicado num escândalo de votos comprados, segundo a Reuteurs. Antes já tinham sido reveladas ligações suas à Odebretch, a principal empresa investigada pela Operação Lava-Jato.

Por falar em Lava-Jato, Lula sabe esta tarde se vai mesmo ser presoO Supremo decide sobre o recurso de habeas corpus interposto pelo ex-presidente brasileiro contra a pena de 12 anos de prisão a que foi condenado por corrupção.

A Catalunha marcou também para hoje à tarde, à pressa, uma investidura expressoJordi Turull, antigo conselheiro catalão, é agora o nome proposto para presidente do governo, depois da renúncia de Jordi Sánchez. Problema: Turull vai ficar a saber se é detido na sexta e pode ser presidente menos de um dia.




Outra informação relevante

O relatório sobre o assalto em Tancos foi finalmente entregue na Assembleia da República. O Pedro Rainho leu-o. Diz que “há quase duas décadas” que as instalações onde era guardado armamento de guerra tinham “falhas e omissões relevantes” de segurança. E explica por que é que a Polícia recuperou mais armas que as dadas como roubadas.

A conferência de José Sócrates na faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sobre o projeto europeu depois da crise durou quase duas horasTempo para o ex-primeiro-ministro se auto-elogiar, culpar a austeridade (apenas) do tempo de Passos e fazer alguns aplausos ao atual Governo. Sobre questões de justiça, a Rita Dinis, que lá esteve, não lhe ouviu uma palavra.

Mas o que disse mesmo Sócrates nas entrelinhas? A Rita Tavares esteve atenta às principais declarações e percebeu que o ex-governante que ia falar da sua experiência na resposta à crise, acabou apenas a falar nos erros europeus e a elogiar o seu Governo


Está decidido: vai ser a ex-ministra Constança Urbano de Sousa a avaliar se Feliciano Barreiras Duarte deve voltar às aulas para validar o seu doutoramentoO ex-secretário-geral do PSD tinha sido dispensado graças ao (falso) estatuto de "visiting scholar” da Universidade de Berkeley.
 
Menos balcões e menos pessoas na Caixa Geral de Depósitos. Paulo Macedo explicou a reestruturação do banco público aos deputados e foi conciso e directo: Liderança “não passa por ter mais balcões e pessoas que os clientes não querem pagar”

Ainda o último relatório sobre os incêndios de Outubro. Porque a PGR anunciou que o vai ter em conta nas investigações que tem em curso. E a Provedora da Justiça, que fixou os valores das indemnizações, diz, em entrevista ao Público e à RR, que as vítimas tinham “grande desconfiança” em relação ao Estado.

Os oficiais de Justiça vão passar a ter cartões para aceder ao sistema informáticoÉ uma medida melhorar os níveis de segurança que surge dias depois da polémica do caso e-toupeira, avança a TSF.

Já é um clássico nesta altura do ano: escolas e professores foram apanhados a promover viagens de finalistas. A notícia é do JN, que cita o relatório da Inspeção-Geral de Educação e Ciência e fala na possibilidade de processos disciplinares.

Os nossos Especiais

Pieyre-Alexandre Anglade é "o senhor Europa" de Macron. O sucesso eleitoral, diz ele numa entrevista à Cátia Bruno, passa por apelar à “inteligência" em vez do "instinto" do eleitorado. E deixa também uma grave crítica: “A UE lida com o Brexit como se fossem quotas de pesca".

A actriz Victoria Guerra prefere o cinema independente às produções de Hollywood. A protagonista do novo filme de Fernando Vendrell, "Aparição", falou com o Mauro Gonçalves sobre uma carreira dividida entre novelas, séries e filmes. E de como “guardar mistério é sempre mais interessante para quem representa”.

A nossa opinião

  • Helena Garrido escreve sobre os ilusionismos da governação: "Vivemos na era da governação por ilusionismo. Promete-se e não se cumpre contando que ninguém repare nem denuncie. O caso das pensões foi o último exemplo".
  • Eu escrevo sobre o relatório dos fogos de Outubro: "Depois de ler o relatório fiquei com uma impressão bem diferente da do sr. primeiro-ministro. O problema não é da péssima qualidade da nossa informação, mas sim da péssima qualidade da sua governação".
  • Rui Lima escreve sobre a escola no Caderno de Apontamentos: "Uma nova Escola não tem de colocar de parte o conhecimento, pelo contrário. Mas também não pode marginalizar os que se destacam noutras áreas, que não as habitualmente denominadas de “nucleares”".
Notícias surpreendentes
É hoje, é hoje! Bob Dylan toca em Lisboa. E como diz o Tiago Pereira, ele só vai fazer o que sabe e quer e isso é bom. Se quer saber saber mais coisas sobre o mais surpreendente Nobel da... Literatura pode também ler como Dylan está do lado certo da história, como um acidente de moto lhe salvou a vida ou ainda como seria a sua música sem palavras.

Hoje há também estreias no cinema. O Eurico de Barros

E não é que a Árvore Europeia do Ano é mesmo o sobreiro histórico de Águas de Moura! O sobreiro assobiador ou casamenteiro, o mais velho do mundo, com 234 anos, de que o João de Almeida Dias já contara muitas histórias, bateu os outros 12 adversários

É o mapa interativo mais viral do momento. Uma start up australiana decidiu desvendar os mistérios dos nomes de todos os países do mundo, cruzando investigações da CIA e da Universidade de Oxford. Sabe mesmo o que significa Portugal? Este conto-lhe: Porto Quente. Os outros tem de ir clicar para descobrir.
Clique também em Observador e descobrirá muitas outras coisas, de notícias a histórias, de reportagens a entrevistas.

Tenha uma boa quinta-feira (e veja o carpool mais bonito de sempre)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário