quinta-feira, 22 de março de 2018

Um bónus no empréstimo da casa # Políticos no radar da Justiça # Dia de Dylan

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
 
Ora viva!
Estas são as últimas notícias:

Afinal, Zuckerberg sabe pedir desculpa. Demorou mais de dois anos, mas chegou o pedido de desculpas: “I’m really sorry” - que é como quem diz “Peço muita desculpa”. Mais preocupado com a descida na bolsa do que com as investigações a decorrer no Congresso norte-americano e na Câmara dos Comuns britânica, o líder do Facebook deu uma (rara) entrevista à CNN, mas deixou ainda muita coisa por explicar, anota o Diogo Queiroz de Andrade.
Mueller quer ouvir Trump sobre quatro tópicos, todos relacionados com a interferência russa nas eleições norte-americanas. A equipa de defesa do Presidente já está a trabalhar nas respostas, conta-nos a imprensa americana.
Sarkozy saiu em liberdade, mas acusado de usar dinheiro de KadhafiEstá indiciado por corrupção passiva e suspeita de ter financiado ilegalmente a sua campanha de 2007.
Theresa May quer os espiões russos expulsos da UE. A líder do Governo britânico vai aproveitar a cimeira europeia de hoje para pedir um cerco ao Kremlin, avança o The Guardian.

O que marca o dia

A nossa manchete, que importa a muita gente: a Euribor negativa vai dar crédito para descontar nos juros da casaA Rosa Soares explica como, na sequência de um acordo entre PS e Bloco de Esquerda.
Para quem não tem casa, fica este dadoo arrendamento em Lisboa custa o dobro do resto do país.
Da banca vêm duas declarações surpreendenteso presidente da Caixa a dizer que está em desvantagem competitiva; e o ex-líder do Montepio a apontar o dedo a Tomás Correia, o homem da Mutualista (via ECO). 
O Governo já libertou o documento sobre Tancos. Na prática, quer dizer-nos que os paióis estavam sem vigilância há quase 20 anos - e que agora está tudo bem. Nos detalhes (que é onde está o diabo) mostra-nos que havia um problema grave de segurança no Exército - e que as auditorias às Forças Armadas assentaram em amostragens não-estatísticas e aleatórias.
Os incêndios de Outubro podem levar políticos a tribunal, conta a Mariana Oliveira, acrescentando que o relatório dos peritos pode ser determinante para a investigação judicial. E vale a pena olhar para ele com detalhe, para descobrirmos que só a chuva evitou uma catástrofe do dobro do tamanho; que nem os eucaliptos servem de desculpa; que o fenómeno meteorológico foi complicado, mas previsto. Ontem foi o dia depois, em que Marcelo avisou e o Governo geriu danos. Não admira o que diz a provedora de Justiça, na entrevista ao PÚBLICO e Renascençaas vítimas tinham "uma grande desconfiança" em relação ao Estado.
Na Assembleia, o BE aponta “erros” do Governo no acolhimento dos refugiados. E faz hoje uma audição pública sobre o tema a que chama “Luzes e Sombras”.
Noutro plano, uma denúncia importante: as associações ciganas apresentam cem queixas contra ódio na Net. Como escreve a Ana Cristina Pereira, "as frases vão caindo como vergastadas nas redes sociais e nas caixas de comentários dos órgãos de comunicação social".
Do Presidente veio esta noite um alerta com pesoMarcelo sente "vergonha pela pobreza" e pede uma estratégia nacional com urgência.

Acrescentar um ponto

1. Hoje é dia de Dylan, o músico, o Nobel, o génio. Depois de um polémico Prémio Nobel da Literatura, Bob Dylan chega agora à Altice Arena, esgotada, em Lisboa. Um momento capital para ouvir um dos maiores génios da música popular do nosso tempo. O Gonçalo Frota recua ao concerto no Atlântico, há 19 anos, e fez-lhe o raio-x à carreira. Chamou ao texto Bob, o desconstrutor.
2. Hoje, a Europa volta a adiar as decisões difíceis. Os chefes de Estado e de governo tinham prometido para a reunião de hoje decisões sobre prometem debate franco sobre a reforma da zona euro. Mas, com a crise em Itália e a longa negociação em Berlim para um novo Governo deram um mote para um novo adiamento. Na verdade, explica a Rita Siza, nossa correspondente em Bruxelas, "as divergências ainda são tantas que o assunto nem sequer vai estar nas conclusões" da reunião. Uma vez mais, está o Norte contra o Sul. Mas do lado português, anota a Teresa de Sousa, há pelo menos uma diferença: união ao centro.
3. Num mundo cada vez mais árido, a água vai perdendo terreno. Porque hoje é o Dia Mundial da Água, porque infelizmente os últimos meses tornaram evidente a falta que ela nos faz, a Cátia Mendonça e a Cláudia Carvalho Silva juntaram-se para nos fazer uma infografia que tem tanto de surpreendente como de assustador: um planeta cada vez menos azul.
4. Quase 60 anos depois da sua morte em Angola, Otília vai trazer “o mano”“Para Angola, rapidamente e em força.” A célebre frase dita por Oliveira Salazar a 13 de Abril de 1961 marca o início da guerra colonial, que começaria naquele país e se arrastaria a Moçambique e à Guiné-Bissau. O irmão de Otília Gonçalves, Aquilino, foi mandado para a guerra logo no primeiro ano do conflito. Morreu cerca de três meses depois de chegar a Angola, ia fazer 21 anos. Há quase duas décadas que a irmã conseguiu localizar a campa, mas só este ano angariou o dinheiro necessário para trazer o corpo que deverá chegar a Portugal na próxima semana, 57 anos depois da morte de Aquilino. O texto é da Catarina Gomes (sempre bem regressada).

A agenda de hoje

Por cá, começa a greve dos enfermeiros, que pode afectar consultas e cirurgias. E está marcada uma manifestação de estudantes do Superior, pedindo mais investimento nas universidades.
Lá por fora, destaque para a cimeira da União Europeia, mas também para a reunião do conselho de governadores do BCE, onde será nomeado o espanhol De Guindos para o lugar de Constâncio. Já no Brasil, o Supremo Tribunal Federal decide se protege Lula da prisão imediata.
E, sim, logo à noite há Bob Dylan & His Band, cantando os clássicos como se fingisse não ter já o mesmo estatuto. Que coisa boa, meu Deus.  
Dia feliz para si! Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário