quinta-feira, 1 de março de 2018

A nossa entrevista (polémica) a Pinto Monteiro

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Aqui estão as notícias desta noite:

A directora de comunicação de Trump mentiu - e demitiu-se. Hope Hicks admitiu ter usado "mentiras piedosas" na Casa Branca, mas não relacionadas com a interferência russa nas eleições. Era uma das mais antigas colaboradoras do Presidente.
Entretanto, Trump abriu a porta à discussão sobre as armas. O Presidente chamou republicanos e democratas para falar sobre novas restrições à venda de armamento, pedindo um consenso e deixando os seus apoiantes de pé atrás. Também ontem, a Walmart elevou a idade mínima para comprar armas para 21 anos.
Theresa May brincou com eleições antecipadasSob forte pressão nas negociações do Brexit, interna e externa, a primeira-ministra britânica usou as eleições do ano passado para evitar uma resposta delicada aos jornalistas, conta o The Guardian
A vaga de frio já tirou a vida a 47 pessoas na Europa. Os anglo-saxónicos baptizaram-no "besta do Leste". Na Suécia, chamam-lhe o "canhão de neve" e para os holandeses é o "urso siberiano". Seja qual for o nome que se dê à massa de ar frio da Sibéria que enregelou parte da Europa, o balanço é cada vez mais mortal, sobretudo entre os sem-abrigo.

O que marca o dia

A nossa entrevista a Pinto Monteiro, que vai dar muito que falar. Aqui vai uma síntese em quatro pontos, para saber por onde seguir:
Entretanto, esta é a nossa manchete de hojeo Governo vai limitar o acesso a dados de crianças na internetEm causa estão os dados de menores de 13 anos. A proposta de lei sobre o regime de protecção de dados refere-se à utilização dos dados feita por serviços online dirigidos às crianças. O que muda mais na protecção de dados é isto.
Falando de empresas: a PT já pagou mais de 600 milhões de juros dos empréstimos da Altice, conta a Ana Brito, explicando que esses juros estão a arrastar a Meo para prejuízos.
Do ECO vem outra notícia: a Dona do Montepio quer ter créditos fiscais para equilibrar contasE aguarda um parecer das Finanças para fechar a operação contabilística.
O Montepio foi tema de Negrão para o primeiro duelo com Costa, no debate quinzenal de ontem. O tema é consensual no PSD, mas a estreia soft de Negrão foi recebida com frieza na bancada, conta-nos a Sofia Rodrigues. 
O PSD propôs meia volta na lei de financiamento dos partidos. Com Rui Rio, o partido quer manter actual regime do IVA - mas não fecha portas a um novo consenso.
O Governo falhou de novo um consenso com os professores. O Ministério propôs recuperar dois anos e dez meses de tempo de serviço. A resposta dos sindicatos foi esta: "Inaceitável".

Acrescentar um ponto 

1. O seu filho está distraído nas aulas? Então talvez seja indisciplinado. Um inquérito a professores mostra que a maioria considera que a responsabilidade da indisciplina na escola é dos pais. E que mais de 60% recorrem à expulsão da sala. Um investigador diz que tem que se lidar com o problema “no local que ocorre e não em casa”. A Clara Viana olhou para os dados e relançou a discussão.
2. Adolescentes: um carro sem travões com uma vida social online. Desde o smartphone que não largam da mão até aos riscos que se atrevem a correr. Uma edição especial da revista Nature é dedicada à ciência da adolescência. Só para início de conversa fica, desde já, um aviso: há uma mudança em curso e, ao que parece, agora a adolescência pode começar aos dez anos e só acabar aos 24 anos.
3. Já nos sentimos mais confortáveis ao ouvir a palavra vagina? Quinze mulheres dão voz à leitura encenada de Os Monólogos da Vagina. Mais de 20 anos depois do sucesso de Eve Ensler, continua a peça a ser actual?
4. E quando se acenderam as primeiras estrelas do Universo? Houve um tempo em que não havia nem estrelas, nem galáxias, nem planetas, e muito menos a nossa Terra. E então as primeiras estrelas acenderam-se e o Universo saía da Era das Trevas. Propõe-se agora que as primeiríssimas estrelas nasceram quando o Universo tinha “apenas” 180 milhões de anos, e não 550 milhões, como se supunha ultimamente. Esta nova versão científica sobre o momento em que o Universo deixou de estar às escuras vem relatada hoje na revista Nature - e aqui no PÚBLICO pela Teresa Firmino.

A agenda de hoje

Rui Rio vai à sede do CDS para almoçar com Assunção Cristas, no dia em que Fernando Negrão faz a sua primeira reunião com os deputados - aqueles que o 'chumbaram' na eleição da semana passada.
Em Lisboa, Centeno recebe Dombrovskis, o vice-presidente da Comissão Europeia que é responsável pelas áreas financeiras (na pele de presidente do Eurogrupo, claro). Em Palmela, os trabalhadores da Autoeuropa votam hoje o novo pré-acordo a que chegaram a administração e a comissão que os representa, regressando (ou não) a um clima de paz social.
Lá por fora, o Eurostat mostra como evoluiu o desemprego na zona euro em Janeiro. E uma delegação do FMI inicia uma visita de duas semanas a Angola, numa primeira avaliação feita no mandato de João Lourenço.
Hoje também, aqui no PÚBLICO, vamos ouvir a Adriana Calcanhotto, num pequeno concerto que poderá seguir aqui às 16h30. Para mim, serve de alfa e ómega para um dia feliz. Se puder, passe por cá também ("Vambora"?)
Tenha um dia bom e produtivo.
Até já! 

No PÚBLICO acreditamos na importância da informação independente. Trabalhamos todos os dias, a todas as horas, para entregar aos nossos leitores a informação diferenciada e a análise de qualidade feita pelos melhores profissionais.

Mas precisamos de si. Assine o PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário