quinta-feira, 1 de março de 2018

360º- “E depois do adeus” de Passos? O desempenho de Negrão em 7 momentos da canção; Trump sim, Trump não; e a defesa de Tozé Brito a Diogo Piçarra

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... houve mais uma baixa na Casa Branca. Hope Hicks, a diretora de Comunicação da Casa Branca, uma das assessoras mais fiéis de Trump, que estava no cargo há poucos meses, demitiu-se. A notícia foi avançada pelo New York Times, que explica que Hope terá contado mentiras piedosas sobre Trump ao procurador especial que investiga a interferência da Rússia nas eleições norte-americanas. São já seis as pessoas que passaram pelo cargo: em média, cada uma durou 70 dias, segundo contas do Washington Post.
Surpresa total foi a posição de Trump sobre o controlo de armas nos EUA. Segundo o NYTTrump não só admitiu maior controlo, como foi contra as posições da National Rifle Association (NRA) e do próprio partido Republicano. A CNN cita mesmo o presidente a acusar dois senadores de "terem medo da NRA". A Wallmart decidiu entretanto deixar de vender armas e munições a menores de 21 anos. Outras grandes lojas devem fazer o mesmo.

Nas negociações sobre o Brexit continuam os choques entre o Reino Unido e a União EuropeiaSobretudo por causa da Irlanda Norte, ainda que tenha havido cedências sobre a atribuição de residência a cidadãos europeus. O The Telegraphfala contudo numa "trama interna contra a democracia".

O frio e o mau tempo fizeram estragosApesar da beleza das fotos da neve em Vila Realum tornado virou barcos e danificou carros em Faro, houve problemas junto à costa e foramregistadas 490 ocorrências. Na Europa, a vaga de frio da Sibéria já causou quase 50 mortes. E porque porque é que estamos como este mau tempo? Porque a tempestade Emma chocou com a "besta de Leste".

O ex-PGR Pinto Monteiro é muito crítico para o Ministério Público sobre as violações do segredo de Justiça. Em entrevista ao Público e à Renascença diz que “enquanto houver telefones diretos entre magistrados, polícias e jornalistas, não há segredo de justiça”. Também garante que só almoçou uma vez com Sócrates e recebeu dele um telefonema de Boas Festas. Mas faz questão de dizer que Rio lhe ligava com frequência.

Há uma nova proposta de lei para limitar o acesso a dados de crianças na Internet. Segundo o Público, os sites vão precisar de permissão para usarem informação de menores de 13 anos.

Na primeira mão da segunda meia-final da Taça de Portugal, o Aves venceu o Caldas por 1-0É do vencedor desta eliminatória, que envolve uma equipa do terceiro escalão, que vai sair o finalista que defrontará no Jamor o FC Porto ou o Sporting.

Depois do acidente na semana passada, trancas à porta. Fernando Medina anunciou que os autocarros de dois andares podem deixar de circular na faixa 'Bus' da Avenida da Liberdade, para evitar acidentes com árvores.

Outra informação importante 
No Parlamento, o dia de ontem ficou marcado pela estreia de Fernando Negrão e o adeus de Passos Coelho. A Rita Dinis pegou na canção "E Depois do Adeus" e analisou a saída de um e a entrada de outro. São sete momentos que incluem os versos "quis saber quem sou", "o que faço aqui" ou "quem me abandonou".

O primeiro debate do porta-voz de Rui Rio na Assembleia não foi nada acalorado. Foi mesmo preciso esperar 1h40 pelo primeiro confronto e nem foi com o PSD, conta a Rita Tavares. Na crónica, o Vítor Matos fala mesmo numa cimeira das flores (parte II).

Está de volta a polémica do apoio público a pais que têm filhos em colégios privados. A mudança nas regras de atribuição de subsídios põe em risco o apoio a alguns alunos e os colégios não sabem o que fazer. A confusão está instalada, como explica a Ana Kotowicz (bem vinda ao Observador).

Ainda na Educação, continua a guerra com os professores. Eles exigem o reconhecimento dos nove anos de carreira congelados, mas Governo só admite devolver dois anos e dez meses. Os sindicatos falam em "contas de trafulha" e em "batota". E a ameaça de greve mantém-se.

Já na Saúde, o ministro Adalberto Campos Fernandes recebeu finalmente uma boa notícia. Depois de ter sido desautorizado e de reconhecer que muitos hospitais estão em falência técnica, viu o primeiro-ministro garantir-lhe que os dividendos do Banco de Portugal serão integralmente para o pagamento das dívidas em atraso aos fornecedores.



A Chic by Choice diz que mantém o seu negócio ativo apesar dos factos mostrarem o contrárioEis as explicações das fundadoras em resposta ao Observador.

Há negócios que correm mal, outros bem. Há cinco anos, o programa de "caça startups" americano Shark Tank disse não ao DoorBot. Agora a Amazon comprou-o (já com o nome de Ring) por mil milhões de dólares.

Os nossos especiais 

É um dos artigos que ficou do fim-de-semana mas que vale sempre a pena recuperar: será que as mulheres estão a adiar demasiado a maternidade? A Cláudia Pinto explica que esperar até ao limite nem sempre é uma opção, tem influência no número de filhos, nas relações conjugais e na saúde da mulher. E, por vezes, torna-se mesmo tarde demais.

A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre este "PSD docinho" de que "Costa gosta. E trinca": "A estreia de Fernando Negrão não foi memorável, mas ele nem tem culpa. Quando um partido da oposição acha que a sua missão é ser antes um partido da colaboração perde o Parlamento e perde a democracia".
  • Helena Garrido escreve sobre os ainda problemas da banca: "O Novo Banco deverá precisar de um novo aumento de capital. O Montepio caminha discretamente para ter como accionista a Santa Casa. O crédito malparado continua a ser um problema que se vai resolvendo".
  • Eu escrevo sobre as explicações que faltam dar sobre a entrada da Santa Casa no Montepio: "Como é que quase nada se sabe de um negócio como este? Qual é o interesse (nacional) que o Governo vê nele? Estão a fazer Misericórdia com quem? A quem vai sair o Euromilhões? Quem vai pagar? Quando?".
  • Paulo Tunhas escreve sobre "dinheiro, saúde e amor": "Consta que Catarina ama António e que António ama Catarina. Jerónimo também ama António, embora não ame Catarina. Mas António descobriu recentemente um novo “interesse amoroso”, de seu nome Rui".

Notícias surpreendentes
"Ramiro” estreou-se no Doclisboa e chega agora às salas de cinema. O André Almeida Santos falou com o realizador sobre esta comédia-crónica de uma cidade e das pessoas que desaparecem com a mudança.


Tozé Brito, júri do Festival da Canção, saiu em defesa de Diogo PiçarraDiz à Marta Leite Ferreira e ao Gonçalo Correia que o cantor foi "crucificado sem provas" e que não vai ficar "réu de um Festival". A Eurovisão também reafirmou total confiança na RTP. Aliás, as acusações de plágio não são uma novidade. Foi assim que foram geridos outros cinco casos lá fora. E a IURD já negou qualquer ligação à música do cantor.

A nossa secção Auto já foi espreitar as novidades do salão de Genebra e mostra-nos 49 modelos de automóveis que vamos querer conhecerE comprar.

Já está a sonhar ou a fazer contas? Entre uma coisa e outra tem sempre toda a informação, sempre atualizada, no Observador. Até já

Boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário