sábado, 30 de junho de 2018

Dia Mundial de Luta Contra a Dor_ UCC Fronteira

No "Dia Mundial de Luta Contra a Dor", assinalado a 14 de Junho, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Fronteira, em colaboração com as alunas em ensino clínico da 16ª Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre e com a Câmara Municipal de Fronteira, assinalou este dia com uma sessão de educação para a saúde dirigida ao grupo de utentes que frequentam as aulas de hidroginástica, num total de 22 utentes das freguesias de Fronteira, Cabeço de Vide e Vale de Maceiras.
Esta sessão, realizada nas instalações das piscinas municipais de Fronteira, teve como objetivo principal o alertar e informar para a importância da adoção de medidas de alívio da dor não farmacológicas. O ensino sobre o autocontrolo da dor, visando a diminuição da intensidade da dor, ou o aumento da tolerância a esta, através das técnicas não farmacológicas de apoio passíveis de serem realizadas pelo próprio utente.

A dor é uma das principais causas de sofrimento humano, comprometendo a qualidade de vida das pessoas. Assim, o controlo da dor torna-se mais eficaz quando envolve técnicas farmacológicas e não farmacológicas (tais como o relaxamento, a massagem, a distração, a aplicação de calor e do frio entre outras).

Refira-se que a dor crónica afeta 4 em cada 10 portugueses adultos e em pessoas com 65 anos ou mais, 6 em cada 10 pessoas têm dor crónica.


ULSNA


Nenhum comentário:

Postar um comentário