sexta-feira, 6 de julho de 2018

Hospital de Proximidade do Seixal

Assinatura da Adenda ao Acordo Estratégico de Colaboração dia 29.
Foi assinada esta sexta-feira, dia 29 de junho, no Seixal, a adenda ao Acordo Estratégico de Colaboração para o Lançamento do futuro Hospital do Seixal, entre a Câmara Municipal do Seixal e o Ministério da Saúde.
Com esta assinatura pretende-se dar continuidade e reforçar a estreita parceria entre o Ministério da Saúde e o Município do Seixal relativamente ao futuro hospital. A adenda é um documento imprescindível para o lançamento do concurso público para aquisição do projeto do hospital.
Um aspeto inovador deste projeto é que será único, ou seja, inclui os projetos de arquitetura e especialidades e, também, os projetos das acessibilidades e de todas as infraestruturas públicas que irão servir o hospital, estes últimos comparticipados pela Câmara Municipal do Seixal.
A adenda consolida um processo que responde a um anseio há muito vivenciado pela população do Seixal e de concelhos limítrofes, com especial relevo para os utentes de Sesimbra. A área de influência do hospital engloba, em primeira linha, a população dos concelhos de Almada e Seixal, mas no estrito cumprimento do Despacho n.º 5911-B/2016, que aprovou o Sistema de Livre Acesso e Circulação de Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS), esta unidade de saúde terá as portas abertas para os habitantes do concelho de Sesimbra, bem como a utentes de outros concelhos, que livremente poderão optar por serem assistidos no hospital do Seixal, em função das respetivas necessidades e expectativas.
O novo equipamento de saúde caracteriza-se como Hospital de Proximidade, visando aproximar a prestação de cuidados diferenciados à população abrangida e desenvolvendo a sua atividade em ambulatório, com consultas externas, cirurgias de ambulatório e meios complementares de diagnóstico e terapêutica diferenciados. Estará integrado no Hospital Garcia de Orta, do qual dependem os recursos humanos e materiais necessários para assegurar a atividade.
Funcionará em estreita articulação com o Hospital Garcia de Orta e com o Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal e será constituído por três unidades:
  • Ambulatório Programado de Alta Resolução
  • Serviço de Urgência Básica
  • Unidade de Cuidados de Convalescença

O futuro hospital terá uma vertente de ambulatório vocacionada para uma resposta rápida às solicitações, desenvolvendo o conceito de «clínica de um dia», assegurando aos utentes, numa única deslocação ao hospital, a consulta, a realização dos meios complementares de diagnóstico necessários e a adequada orientação terapêutica.
Relativamente à atividade assistencial, de acordo com os estudos efetuados, estima-se a realização de 149.071 consultas externas e 5.341 cirurgias, por ano, nesta nova unidade de saúde.
O Serviço de Urgência Básica será dimensionado para 50 mil atendimentos por ano, ou seja, cerca de 137 atendimentos por dia. No que respeita à unidade de cuidados de convalescença, estão previstas duas unidades de internamento, cada uma com 30 camas, perfazendo 60 camas.
Acrescente-se que este investimento será reforçado/complementado pela construção, em parceria com vários municípios, de nove centros de saúde na Península de Setúbal, bem como pelo reforço de médicos de família na região.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP – http://www.arslvt.min-saude.pt



Nenhum comentário:

Postar um comentário