sexta-feira, 6 de julho de 2018

Questões de educação


P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia,
Hoje começamos pela educação: um estudo da Universidade Nova diz que metade dos professores tem sinais preocupantes de exaustão emocional. Para antecipar a reunião da próxima quarta-feira com o ministério, a Fenprof já vai fazendo ameaças. E, ainda no tema, interessa saber que há 30 cursos superiores a garantir emprego a recém-diplomados.
Na política é o orçamento de estado que continua a provocar agitação, desta vez no PSD. Os parlamentares sociais democratas ameaçam uma rebelião caso sejam obrigados a votar a favor do orçamento de estado.
Ainda em terrenos parlamentares, mas já na economia, fica a saber-se que a proposta de lei do Governo para código do trabalho será votada até dia 18, com estes temas em cima da mesa.
Noutro parlamento, o de Estrasburgo, foi recusada a proposta de direitos de autor digitais que agora terá de ser revista para nova votação em setembro. E a Comissão Europeia está aperguntar aos europeus se querem manter o horário de verão.
Da noite veio a notícia sobre da demissão do céptico das alterações climáticas que tutelava a agência do ambiente norte-americana, a primeira vitória de Santamaria na corrida à sucessão no PP espanhol e a resposta russa à divulgação de novo ataque químico em Inglaterra. E ainda a notícia da morte de um mergulhador envolvido nas operações de resgate das crianças presas numa gruta na Tailândia.
Como é véspera de fim de semana sai o ípsilon e por isso também há muita cultura para ler. Destaco o epitáfio de Claude Lanzmann, o realizador que fez do holocausto uma memória presente e a entrevista à fotógrafa espanhola Cristina de Middel. E também se destaca, naturalmente, o mundial de futebol, em dia que a competição regressa.
Por fim, uma sugestão de leitura (em inglês) com o resumo de um interessante estudo que explica como a vontade de pertencer a um grupo ou uma crença afecta a nossa capacidade de tomar boas decisões.

Durante o resto do dia e durante todos os dias o Público está onde já sabe. Bom fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário