sexta-feira, 14 de setembro de 2018

360º- Lehman, dez anos depois: as horas e dias de caos, contados por quem os viveu; e a pressão dos professores, a de Sócrates e a para a PGR ficar

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

Por cá, o Helene passou a tempestade tropical e vai atingir todas as ilhas dos Açores este fim-de-semana e chegar ao continente com agitação marítima.

Explosões e incêndios em várias localidades a Norte de Boston fizeram dez feridos e um morto. A população sentiu cheiro a gás em vários bairros que foram evacuados, mas ainda é impossível ter a certeza das causas do incidente.

Com o mandato da PGR a chegar ao fim, a recondução de Joana Marques Vidal no cargo volta a estar no centro da atualidade. Souto Moura faz questão de lembrar, em entrevista ao i (sem link), que "o Governo pode propor a mesma pessoa para o cargo". E Laborinho Lúcio, no DN, diz que a "renovação do mandato da PGR enobrece a Justiça e a Política".

Enquanto isso, José Sócrates escreveu mais um artigo contra a Operação Marquês. Na publicação no site da TSF, diz que o caso foi “viciado e corrompido” desde o início e que o principal suspeito é Carlos Alexandre. Os advogados dos principais arguidos já disseram também que querem assistir ao sorteio do juiz que vai decidir se o processo segue ou não para julgamento. E o ex-primeiro-ministro faz mesmo questão que esteja presente um perito informático.

Angola e Portugal preparam fim da dupla tributação. Medida há muito reclamada pelos empresários deve passar a lei depois da visita de António Costa na próxima semana.

Fernando Medina confirmou ontem que está a negociar com o Governo a abertura de uma faixa para autocarros na A5O presidente da câmara de Lisboa também criticou a 'taxa Robles'.

Outra informação relevante 

Faz amanhã dez anos que o Lehman Brothers caiu e o mundo entrou na crise mais grave dos últimos anos. O Edgar Caetano conta os dias e as horas do caos, através das memórias de quem esteve mesmo no olho do furacão: Peter Rodrigues, um dos pivôs televisivos mais famosos de Wall Street, hoje diretor do BiG em Lisboa; e Tom Groves, estrela do banco, que deixou a alta finança e se dedica agora à pintura.

Os professores portugueses reagiram mal ao relatório da OCDE que os colocou como dos mais bem pagos da Europa. Por isso decidiram entupir o mail da organização com os seus recibos de vencimento. O gabinete europeu explicou à Ana Kotowizc como chegou àqueles números.

O PSD apresentou a sua primeira grande proposta da era RioQuer "generalizar progressivamente" as PPP na Saúde. E recorreu ao Tribunal de Contas para provar que os custos da gestão privada são vantajosos para o Estado.

Já o CDS não só baptizou como se afastou da outra medida com que os sociais-democratas se (re)embrulharam esta semana: a "taxa Robles versão Rio"Dizem que se trata de caça ao contribuinte e de uma alternativa que é redundante.  
A secretária de Estado do Ensino Superior admitiu que a subida dos preços dos quartos para alunos em Lisboa e Porto não teve resposta a tempo. À TSF, diz que foram surpreendidos e que as residências universitárias “não se constroem de um dia para o outro”.
O caso dos e-mails voltou a fazer estalar a polémica entre Benfica e FC Porto. Depois da Sábado ter identificado o pirata informático que terá roubado o correio eletrónico ao clube da Luz, o vice-presidente do Benfica João Varandas Fernandes apontou o dedo ao FC Porto e à anterior direção do Sporting e diz que quer saber quem pagou o hacker. Os portistas reagiram mal.

A leitura do acórdão do julgamento dos Vistos Gold foi adiado para o próximo ano. O desfecho do processo que envolve o ministro Miguel Macedo só será conhecido a 17 de maio de 2019.

PGR reconhece urgência em investigar os apoios às casas ardidas em Pedrógão Grande que levaram a PJ a fazer buscas na câmara.

E talvez por causa dos incêndios de há um ano, o número de incendiários detidos diminuiu. As pessoas perceberam que "uma simples queimada pode acabar em catástrofe" e que "riscar um fósforo pode acabar em tragédia".

O ex-consultor de Manuel Pinho contraria o regulador da energia. Garante que os CMEC não prejudicaram os consumidores




Os nossos Especiais
Maria Antónia Almeida Santos fez uma grande confissão em mais um Observador Summer Sessions. A porta-voz do PS revelou que em 2015 não acreditava na solução engendrada por António Costa e chegou a dizer-lhe isso mesmo: “Achei que a geringonça não ia resultar”.

Quais são os segredos da ruptura na continuidade em Angola? Foi este o tema do Conversas à Quinta entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto: a delicada, complexa mas decisiva passagem de poder de José Eduardo dos Santos para João Lourenço.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "A conspiração oligárquica": "Em outros países europeus, dizem-nos que a democracia está ameaçada por “movimentos populistas”; aqui, está ameaçada por uma conspiração oligárquica".
  • Teresa Espassandim escreve "Um outro olhar sobre os professores": "Os professores não são máquinas de “debitar” matéria, que ali estão sempre que toca a campainha para a aula, são pessoas e que muitas vezes se tornam referências nas nossas vidas".
  •  José Milhazes escreve "Ucrânia: Guerra religiosa com a Rússia promete novas convulsões": "O Patriarca de Constantinopla é o “primeiro entre os iguais” no mundo Ortodoxo e considera ilegal a submissão física e espiritual que o Patriarcado de Moscovo há muito exerce sobre a Metrópole de Kiev".
  • José Luís Andrade escreve "John McCain: O significado da coragem": "Numa altura em que a coragem começa a ser um conceito pouco apreciado pela opinião mediática do politicamente correcto, olhar para a vida do militar e político John McCain é um estimulante benfazejo".
Notícias surpreendentes 

Depois, se estiver pelo Norte, pode ir "tapiscar" ao Porto. Porque o restaurante do chef Henrique Sá Pessoa já abriu

Para acompanhar com música tem o novo disco de Carlão, que sai esta sexta-feira. O Miguel Branco falou com o cantor desde o hardcore em Almada ao bem bom dos 40. Ele disse-lhe que "não quer ser moralista".

Entretanto, talvez se tenha de despedir de um carro históricoA VW pode matar o Carocha já em 2019. Ou talvez não.

Porque é que o desfile de Rihanna foi o centro das atenções na Semana da Moda de Nova Iorque? Porque envolveu bailarinas, grávidas, modelos "plus size" e muito mais. O melhor mesmo é ver.

E pronto, já tem muita informação para digerir depois do pequeno almoço. Depois é só voltar ao Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(e olhe que Paul McCartney abriu o livro sexual dos Beatles: inclui prostitutas, alguns mitos e um certo momento com Lennon)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário