sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O mal que vem da água: Afinal, o que é a cólera?

Beber água suja ou ingerir comida contaminada pode estar na origem do aparecimento da doença fatal.

O mal que vem da água: Afinal, o que é a cólera?
A infeção bacteriana provocada por más condições sanitárias pode ser mortal quando não é tratada de imediato e mata de facto cerca de 143 mil pessoas por ano.A cólera é uma condição potencialmente fatal provocada pela ingestão de água suja ou pelo consumo de comida contaminada.
 O que é?
Trata-se de uma infeção bacteriana que ocorre no intestino delgado e que se propaga através de água não potável ou de alimentos que tenham sido infetados por fezes humanas.
Assim que os indivíduos são infetados, começam a experienciar sintomas da doença em apenas alguns dias e se não for prontamente tratada pode ser letal.
A cólera é mais generalizada em lugares do mundo com poucas condições sanitárias, tais como na África Subsariana, no Sudoeste Asiático, no Médio Oriente, nas Caraíbas ou na América Central.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até quatro milhões de pessoas sejam infetadas anualmente, resultando em cerca de 143 mil mortes.
Quais são os sintomas da cólera?
À medida que a infeção ataca o intestino delgado, um dos sintomas mais comuns desta condição é a incidência severa de diarreia.
Pode ainda provocar náuseas, vómitos e dores de estômago intensas.
Os sintomas podem demorar entre 12 horas a cinco dias a manifestarem-se após a ingestão de água ou de comida contaminada.
Se por essa altura a doença não for tratada, os sintomas irão agravar-se e a pessoa ficará extremamente desidratada.
Assim, que tal ocorre, assiste-se a uma descida súbita da pressão sanguínea, que poderá provar-se fatal caso os principais órgãos comecem a entrar em falência.
Qual é o tratamento para a cólera?
Apesar da condição poder ser potencialmente fatal, a verdade é que a cólera é facilmente tratável.
O tratamento mais comum consiste na toma oral de uma solução de reidratação, de modo a combater a desidratação sentida.
A solução vem numa saqueta que contém uma mistura de sal e de glucose, para adicionar a água.
Seguidamente, o paciente bebe a solução de modo a substituir quaisquer fluídos que a pessoa tenha perdido através da doença ou de diarreia.
Estas saquetas estão facilmente disponíveis em farmácias e parafarmácias e recomenda-se que as transporte consigo se for viajar para uma das áreas afetadas.
Caso o doente esteja severamente desidratado, poderão ser prescritas bolsas de soro salino intravenosas e antibióticos de modo a acelerar a recuperação.
Fonte: noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário