terça-feira, 9 de outubro de 2018

COIMBRA · REGIÃO | Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021 “pode ser uma bandeira para nos afirmar”


A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu hoje, em Bruxelas, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, numa cerimónia em que a secretária de Estado do Ordenamento do Território salientou as características distintivas do território.

“Portugal é um território da distinção, da diversidade e da diferenciação, com uma história rica e antiga”, disse Célia Ramos aos jornalistas, após a cerimónia de entrega do título atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), na Embaixada da Eslovénia.
No contexto nacional, acrescentou, Coimbra e toda a região contém em “si mesma a diferenciação de 19 municípios, que vêm desde a Serra da Estrela até à nossa costa”.
“No fundo isto é uma distinção que pode ser uma bandeira para nos afirmar pela gastronomia, num território em que temos património mundial e nos afirmamos noutras áreas”, disse a governante.
O título dará “grande visibilidade a uma região muito diversa e fará com que, a partir das grandes portas de entrada no país, Lisboa e Porto, se afirme como uma região a visitar”.
Para o presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, o título hoje recebido vai permitir maior afirmação e sustentabilidade ao nível gastronómico, económico, ambiental e social.
A distinção vai permitir também “a orientação e investimento da qualificação e capacitação da oferta, com base numa linha de comunicação concertada e integradora, que pretende mostrar um território mais harmonizado sem, no entanto, comprometer a sua autenticidade e diversidade”.
Um dos objetivos base, segundo João Ataíde, passa por “otimizar o desenvolvimento sustentável do turismo e das atividades económicas aglutinadas a este setor, potenciando e integrando os recursos e estruturas existentes, de uma forma mais organizada e integrada”.
A estratégia passa “por atuar no planeamento integrado, da criação e promoção de projetos de caráter intermunicipal que unifiquem a oferta e a imagem da Região, enquanto destino de qualidade, quer para viver, quer para visitar”.
A candidatura promovida pela CIM Região de Coimbra conta entre os fundadores com a Universidade de Coimbra, Turismo do Centro, Escola de Hotelaria e Turismo, Instituto Politécnico, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, para além do apoio do Ministério da Agricultura e da Secretaria de Estado do Turismo.

Fonte: noticiasdecoimbra


Nenhum comentário:

Postar um comentário