terça-feira, 9 de outubro de 2018

Startups - Dona Lisboa e o Sr. Estrangeiro

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups
capa_newsletter_websummit2.jpg
Dona Lisboa estava muito aborrecida com o marasmo em que se tinha tornado a sua vida. Senhora e dona das suas sete colinas, continuava a exibir com orgulho a luz amarela à beira Tejo, mas o seu coração inquieto, como o do fado, queria mais. Faltava-lhe qualquer coisa… Uma euforia desmedida de um Euro 2004 ou a esperança ingénua de uma Expo98. Mal soube que havia um estrangeiro ruivo e moderno, todo tecnológico, desejoso por sair de casa e mudar de vida, vestiu-se a preceito. Chamou os melhores amigos, convidou-o para jantar, levou-o a passear e mostrou-lhe a boa rede de transportes que tinha, a banda larga que é das melhores da Europa, as noites que são uma alegria, o fado que é tão triste mas que nós nem nos importamos. E a praia ali tão perto. E a comida. E 1,3 milhões de euros.
Rendido, o Estrangeiro fez as malas, reuniu a família e disse que era hora de partir para novas aventuras. Não havia como resistir a Dona Lisboa. Cauteloso como tinha aprendido a ser, mudou-se com algumas condições e um período experimental de três anos: queria ver como se davam. Quando celebraram a união, a festa fez eco pelo país todo e a curiosidade pelo novo Estrangeiro era tanta que ninguém quis faltar à festa: nem António Costa, nem Marcelo Rebelo de Sousa, nem os portugueses. No segundo ano, torceram-se alguns narizes e houve quem duvidasse que a relação fosse feliz (acho que as pessoas não gostaram daquele jantar no Panteão). No terceiro, a Le Pen quase ditou um divórcio.
Dona Lisboa ficou com o coração nas mãos e o Sr. Estrangeiro pediu-lhe um tempo: “Preciso de pensar bem na minha vida e no que quero para mim”.
Dizem as pessoas bem informadas desta história, que Dona Lisboa teve tanto medo de perder a Web Summit para a Menina Valência, a Madame Paris ou a Miss Londres que lhe perguntou prontamente: “O que é que precisas?”. E reuniu-se com os melhores amigos para juntos encontrarem uma solução: obras na casa para a família duplicar de tamanho e 11 milhões de euros por ano durante os próximos 10 anos. Se não se derem bem, os termos do divórcio também já estão definidos: 340 milhões de euros de indemnização por cada ano perdido. E a praia ali tão perto. E a comida.
No bairro, todos quiseram comentar o enlace que vai marcar a próxima década:
— Estou tão contente, acho que é ótimo. Sempre acreditei neles.
— Eu cá não estou convencida. Dez anos é muito tempo.
— Muito tempo porquê?
— Não vês que isto agora é bonito porque é novidade? E quando a novidade se esgotar?
— Reinventam-se.
— E se não conseguirem? Não achas que as pessoas se vão fartar?
— Não.
— Já viste que para assegurarmos estes 11 milhões por ano talvez tenhamos de dizer que “não” a outros milhões e a outros estrangeiros?
— A vida é feita de escolhas.
— E se correr mal mas eles nunca se divorciarem, porque, enfim, são 340 milhões e ninguém gosta de perder 340 milhões.
— Enchem a FIL com outras pessoas, nos dias em que a Web Summit não está.
— Mas não achas que um compromisso de longo prazo é pouco coerente com a natureza de um evento que trata de coisas tão disruptivas e inovadoras?
— Porque é que eu tenho se ser sempre a otimista e tu a pessimista?
— Sei lá.
— Vais este ano?
— Não. Fui só no primeiro ano, já deu para ver como é.
— Ah…. Está certo. Pois, também não vou, mas vou estar atenta ao Observador, porque eles lá dão conta de tudo. Não perdem nada.
— É verdade, nisso concordamos: tens toda a razão.

Indiferentes aos comentários da vizinhança, Dona Lisboa já está a preparar as obras e a festa do noivado. Diz o Silva que como o amor veio de outra cidade vai ser tudo rosa. Falta menos de um mês. Nós depois contamos-lhe tudo.
Até terça!

PITCH

FotografiaTECNOLOGIA

Singularity University vai ter um pólo em Portugal

A Beta-i, Câmara Municipal de Cascais e a Nova School of Business and Economics fecharam um acordo de longo prazo com a Singularity University. Programas arrancam em 2019.
FotografiaTECNOLOGIA

Governo avança com nova edição do GovTech em 2019

Secretária de Estado da Modernização Administrativa diz ao Observador que vai manter o concurso de ideias com recurso a moedas digitais em 2019. Já se conhecem os seis finalistas deste ano.
FotografiaWEB SUMMIT

Web Summit Lisboa com investimento de 110 milhões

O Governo acordou com Paddy Cosgrave a permanência da Web Summit em Lisboa por mais dez anos. Edição de 2018 decorre de 5 a 8 de novembro na FIL e no Altice Arena.
FotografiaWEB SUMMIT

Milhões da Web Summit? "É tempo eleitoral"

O presidente da Confederação da Indústria tem as maiores dúvidas sobre o retorno que a Web Summit traz para Portugal. 3 mil milhões, como diz o Governo e a organização? "Demonstrem-me lá esse número".
FotografiaSTARTUPS

Talkdesk é o terceiro "unicórnio" de ADN português /premium

Sete anos depois de ter sido fundada por Tiago Paiva e Cristina Fonseca, em 2011, a Talkdesk fecha uma ronda de investimento de 100 milhões de dólares que a avalia em mais de 1,2 mil milhões.
FotografiaSTARTUPS

Adapttech fecha investimento de 2 milhões de euros

A ronda de investimento foi liderada pela Mercia Fund Managers, seguindo-se a portuguesa Hovione Capital, e vai servir para concluir todos os processos de certificação e a entrada na Europa.
FotografiaAPPS

1936. A app que percorre a Lisboa de Ricardo Reis

Joana, Carolina e Tomás criaram a "1936", uma aplicação que mostra Lisboa segundo a obra de José Saramago. Agora, procuram investidores e querem chegar a outros idiomas.
FotografiaGOOGLE

Falha na Google+ expõe dados de meio milhão

O gigante tecnológico referiu que decidiu o encerramento temporário da plataforma, devido a riscos de segurança no acesso a dados privados dos utilizadores afetados.
FotografiaTECNOLOGIA

CES. O que foi Las Vegas fazer a Paris?

A CES, maior feira de tecnologia do mundo, realiza-se em Las Vegas, mas há seis anos que há um mini-evento a decorrer em Paris. O Observador foi a esta pré-apresentação saber o que esperar para 2019.
FotografiaFACEBOOK

Facebook quer um portal com câmara nas casas

O Facebook aposta no mercado das assistentes digitais e vai lançar um ecrã com colunas inteligentes. O Portal deixa fazer videochamadas pelo Messenger e controlar outros aparelhos através da Alexa.

OPINIÃO

joacc83o-freire-de-andrade-1_467x467_acf_cropped-200x200.jpg
Portugal tem o essencial: os empreendedores que vão impondo a sua tecnologia pelo mundo. Mas ainda faltam melhores condições para crescerem mais e melhor, apesar de todas as WebSummits.

RADAR GLOBAL

AGENDA

11 e 12 de outubro

Mais pessoas vão gostar da Startups. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário