A Rota Histórica das Linhas de Torres aderiu à Federação Europeia das Cidades Napoleónicas. Os municípios de Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira dão forma à associação, que agora integra a plataforma que une cidades europeias cuja História foi influenciada por Napoleão Bonaparte.
Esta é a segunda adesão portuguesa à Federação, que já contava com a cidade de Almeida. Ao todo, são 85 cidades e regiões da Europa que dão forma à plataforma.
Elevar o património histórico relacionado com Napoleão à sua dimensão europeia é um dos objetivos da Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, através do apoio e promoção de encontros, seminários e publicações em colaboração com universidades e instituições históricas e culturais. O desenvolvimento de investigação, o ensino e a difusão de conhecimento pretendem, ainda, contribuir para a reflexão sobre a influência da era Napoleónica na Europa contemporânea.
A Rota Histórica das Linhas de Torres procura a valorização patrimonial e promoção turística das Linhas de Torres Vedras, contando com uma equipa técnica multidisciplinar que atua em áreas como arqueologia, comunicação, conservação e salvaguarda, museologia, assim como em parcerias nacionais e internacionais, programas e projetos culturais e de turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário