terça-feira, 30 de outubro de 2018

Curia Tecnoparque debate empreendedorismo e as pessoas nas organizações

O auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, recebeu, no passado dia 23 de outubro, uma conferência subordinada ao tema “Desenvolvimento do empreendedorismo e das pessoas nas organizações”, promovida pela Seal Group, com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.
Neste âmbito, o vereador da Câmara Municipal de Anadia, Ricardo Manão, de uma forma muito sucinta, deu a conhecer à plateia as linhas de orientação que o Município tem estado a pôr em prática para atrair jovens empreendedores e empresários, bem como os projetos que estão a ser desenvolvidos nesta área.
Referiu-se ao programa “Invest em Anadia”, que entrou em funcionamento em Fevereiro do corrente ano, cujo regulamento prevê incentivos ao empreendedorismo e benefícios fiscais para as empresas. “Em oito meses de funcionamento o Município já apoiou 18 jovens empreendedores”, afirmou, considerando que “são resultados animadores”.
No que respeita ao Curia Tecnoparque, deu conta de que esta infra-estrutura passou para a alçada do Município, estando, neste momento, em curso a sua reconversão. A Incubadora de Empresas está em processo de certificação, junto da Rede Nacional de Incubadoras, existindo protocolos firmados com a Universidade de Aveiro e com a rede IERA (Incubadora de Empresas da Região de Aveiro). “A ideia é catapultar este espaço com vários projetos”, frisou o autarca, adiantando que, em 2019, o projeto Fablab, um dos vencedores do Orçamento Participativo Jovem Anadia 2018, vai ser instalado neste espaço.
Em relação às Zonas Industriais (ZI) do concelho, está a ser feito um trabalho de captação de investimento, tanto nacional como estrangeiro, tentando atrair empresas que gerem valor acrescentado e criem postos de trabalhos. Salientou que, por um lado, a ZI do Paraimo está a ser ampliada e que, por outro, está a ser elaborado o Plano de Pormenor da ZI de Amoreira da Gândara, a fim de expandir a sua área, para que possa receber empresas com maior capacidade produtiva.
Ricardo Manão anunciou a intenção de o Município, juntamente com a AIDA e o AICEP, realizar algumas missões empresariais ao estrangeiro, nomeadamente para as empresas que trabalham o mercado de exportação, para que dessa forma possam fazer a promoção dos seus produtos e serviços.
Referiu-se ainda a alguns projetos que estão a ser trabalhados, nomeadamente a rede Smart Cities, o concurso de Ideias e Negócios, o concurso de Talentos nas escolas, a Semana do Empreendedorismo, entre outras dinâmicas que estão a ser estudadas.
A CEO da Cave Central da Bairrada, Margarida Matos, empresa do concelho de Anadia, destacou o “Talento em Equipas de Sucesso”, tendo falado da experiência da sua empresa, sublinhando que “o trabalho de equipa é muito importante”, assim como o facto “de todas as pessoas se sentirem parte de uma decisão para o bom funcionamento da empresa”.
A iniciativa contou ainda com a participação do diretor Fabril da Toyota Caetano Portugal, António Castro, que abordou o “Impacto da Tecnologia nas Organizações”; e da Diretora de RH do Grupo AB, Ana Sousa, que falou sobre o tema “Recrutamento e Retenção de Talento na era Digital”. O painel de debate foi moderado por Manuel Cepeda, Advisory Board Member Seal Group.
O encerramento da conferência contou com a intervenção de Sérgio Almeida, fundador do Seal Group, que deu conta dos desafios do “Desenvolvimento do empreendedorismo e de pessoas nas organizações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário