terça-feira, 30 de outubro de 2018

Manteigas no epicentro das «Paisagens Interiores»


Cerca de duas centenas de amantes da fotografia de paisagem natural, provenientes de norte a sul do país, participaram no IMAGINATURE 2018 - V Festival de Fotografia de Paisagem, que decorreu em Manteigas, nos dias 27 e 28 de outubro, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que teve como fio condutor o tema das «Paisagens Interiores».

A afirmação do fotógrafo Ernst Haas - «Não me interessa fotografar coisas novas. Estou interessado apenas em ver as coisas de uma forma nova» - enquadra-se na perfeição em tudo aquilo que foi a edição deste ano do Festival e nas intervenções dos doze oradores presentes.
Brilhantes e apaixonantes visões, que ofuscaram os participantes do Festival, com tamanha sensibilidade, que se extravasam para além do simples momento da captura da imagem, revelando-se verdadeiras obras de arte após a edição.
O Festival abriu portas na manhã do dia 27 de outubro, com a inauguração da exposição de fotografia «Sinfonia de Neptuno» da autoria de Luís Quinta, onde no reino de Neptuno, a água, a luz e o vento revelam-nos uma sinfonia de cores, sons e formas. A cada maré, tempestade, ou calmaria, a Sinfonia de Neptuno assume-se única, irrepetível, inesgotável e misteriosa. Um sonho mágico captado pelo fotógrafo na frente atlântica de Almada.
Ainda no período da manhã, Luís Afonso, levou até ao Auditório Municipal a masterclass «A Arte da Edição: O Antes e o Depois da Captura», demonstrando que a fotografia não nasce, nem se resume ao simples clique, considerando tão ou mais importante tudo aquilo que está para além desse momento, no processo de criação de uma fotografia.
O período da tarde, iniciou-se com a abertura oficial do Festival, numa sessão de boas vindas do Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, que deixou a garantia de continuidade do evento, considerado de extrema importância para a divulgação e promoção do território.
A tarde foi preenchida com o primeiro ciclo de apresentações, através de Luís Quinta «Montes, Vales… e Mar», Ubaldo Moreno «A Pele das Pedras», Tatiana Brasil «Abstractscapes», Clara Gamito «Viagem pelos Sentidos da Terra» e João Abreu e Rúben Neves «A Experiência do Lugar: Olhares e Registos da Paisagem».
O segundo dia do Festival iniciou-se bem madrugador para alguns dos participantes, com uma visita fotográfica ao Covão d’Ametade, um dos locais de eleição e lugar emblemático para os fotógrafos de paisagem natural, onde a primeira neve da época outono/inverno brindou os que tiveram ousadia de se levantar mais cedo do que é o habitual.
No Auditório Municipal, a manhã foi preenchida pelas intervenções de Ana Morais «Paisagem Humana», Elsa Marques dos Santos «Gosto de Bétulas» e Isabel Díez «Caminhando à Beira Mar».
Depois do almoço, a tarde abriu com um espaço de discussão sob o mote «Um Outro Olhar: A Mulher na Fotografia de Paisagem». Quatro mulheres fotógrafas opinaram sobre alguns dos temas em torno da presença da mulher na fotografia de paisagem, nomeadamente: de que forma se pode conciliar a vida familiar com as saídas fotográficas, a própria segurança pessoal, a discriminação no meio e também se de facto existe ‘o outro olhar’.
A tarde terminou com as apresentações de Luís Ferreira «Artkopter: Voando na Paisagem» e Nanã Sousa Dias «Fotografia Analógica no Século XXI».
Na reta final do Festival, teve lugar a entrega de prémios e a apresentação das imagens premiadas do XXXII Concurso Fotográfico de Manteigas/IMAGINATURE 2018, que este ano contou com mais de uma centena e meia de participantes e próximo das 650 imagens. A distinção do Fotógrafo de Paisagem do Ano 2018 foi o momento mais marcante, que consagrou igualmente os fotógrafos que se evidenciaram nas categorias: «Manteigas: Vale por Natureza», «Paisagens Interiores» e «Paisagens Naturais de Portugal».
O Festival encerrou com as palavras da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Célia Morais, destacando o sucesso da edição deste ano, quer ao nível da participação, quer nas intervenções decorridas nos dois dias do evento, colocando ainda mais alta a fasquia da edição do próximo ano, que terá lugar nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário