Enquanto dormia...
... o Bloco de Esquerda arranca esta noite com a sua convenção que é também o pontapé de saída da campanha para as legislativas de 2019. Antes da conferência internacional desta noite, o José Pedro Mozos e o João Porfírio passaram um dia com Catarina Martins a perceber como a líder bloquista prepara o congresso. Ficam as imagens, os bastidores e algumas frases que são já pré-eleitorais: “A esquerda tem de assumir uma postura mais ofensiva”.
A Casa Branca usou um vídeo falso para expulsar o jornalista da CNN. O New York Times desvenda a alteração das imagens, segundo a segundo.
O Sporting foi empatar sem golos a Londres com o Arsenal e está agora a uma vitória da fase seguinte da Liga Europa. Mas na crónica, o Bruno Roseiro fala de um futebol a meio e sem baliza, em que o destaque vai apenas para a estreia de Miguel, o miúdo de 19 anos.
Depois do jogo, o Sporting confirmou o holandês Marcel Keizer como novo treinador até junho de 2021. A saída do Al Jazira custou 500 mil euros, o salário em Alvalade rondará um milhão bruto por temporada.
Outra informação relevante
José Silvano veio ontem (tentar) explicar-se das presenças fantasma no Parlamento. Negou ter pedido que lhe registassem presenças, pediu à PGR para investigar e sugeriu que está a ser alvo de um ataque por ser membro da direção de Rio.
Ora depois de Rio o ter defendido em alemão, mas de ter recebido críticas de Carlos Moedas e Santana Lopes e até Marcelo, sem comentar o caso em particular, falar da necessidade de bons exemplos para os jovens, esta é uma novela que já vai em 11 takes, como resumiu a Rita Dinis. E está para durar.
O caso até já chegou à imprensa internacional. O El Paísdiz que Silvano "tem o dom da ubiquidade, por isso não é um deputado qualquer”.
A Web Summit acabou com um vencedor que ganhou reputação e Marcelo ao estilo rockstar a lançar três desafios para a revolução digital. Os três dias do maior evento tecnológico podem ser resumidos de A a Z, com os 26 temas mais importantes que o marcaram.
- Destaque contudo para a história de Vítor, que depois de ter trabalhado na Web Summit e ajudado 1800 startups, agora fundou uma.
- Houve ainda um pedido de desculpa da Shell pelos “erros” da indústria petrolífera.
- E conseguimos pôr empreendedores a vender as suas ideias enquanto tiravam um café (uns expresso, outros mais longos) — é ver o vídeo.
- O Francisco Peres fez pior: um apanhado dos 10 tipos de oradores do evento. Qualquer coisa como "Sir Berners-Lee, Ronaldinho e a robô Sofia entram num bar…"
Já há um chumbo garantindo no Orçamento: o da Taxa da Protecção Civil. O Tribunal Constitucional chumbou o imposto em Lisboa, Gaia e Setúbal, mas o governo quis a voltar a criá-lo e a nível nacional. Bloco de Esquerda, PSD e CDS-PP vão travá-lo.
Mais más notícias para o governo. A Comissão Europeia estima que o défice atinja os 0,6% em 2019, a economia cresça apenas 1,8% e que Portugal viole as metas orçamentais por causa do défice estrutural.
Para o PS, contudo, 'no pasa nada'. Em entrevista à Lusa, Ana Catarina Mendes até disse que os parceiros do PS — BE, PCP e PEV — se renderam ao rigor nas contas públicas.
As livrarias ameaçam um boicote aos manuais escolares em 2019 por falta de pagamento. O ministério só terá começado a transferir verbas para as escolas desde setembro, diz o JN.
Francisco Pinto Balsemão vai criar um Clube Bilderberg à portuguesa. Junta 11 banqueiros, milionários e empresários, avança o Público.
O Ministério Público questionou a Câmara de Lisboa sobre o projeto dos terrenos da antiga Feira Popular. O MP admite a possibilidade de o projeto violar as regras do PDM e não cumprir a percentagem de habitação efetiva.
Mas houve outra polémica na Câmara da capital e esta envolveu directamente o presidente. Um munícipe interrompeu a reunião municipal e Medina mandou retirá-lo da sala. À força.
O juiz Ivo Rosa recusa entregar os mails de Lalanda de Castro, ex-patrão de José Sócrates, à investigação que envolve a Octapharma e resultou na operação O-Negativo (sobre negócios com sangue e plasma). Entende que os mails não podem passar de um processo para o outro por violarem os direitos dos visados, escreve o CM.
Ainda Ivo Rosa, que aceitou que Sócrates guarde as obras de arte que lhe foram apreendidas, entre eles uma pintura de Júlio Pomar, porque o Ministério Público que diz não tem condições para guardar os quadros. E já se conhecem algumas das testemunhas do ex-primeiro-ministro no processo Marquês, como Teixeira dos Santos ou Carlos Costa Pina.
A nova juíza do caso EDP viabilizou a investigação fiscal a Manuel Pinho. Ana Peres ordenou ao Banco de Portugal a entrega de toda a documentação relacionada com a adesão do ex-ministro da Economia ao regime que permitiu um 'perdão fiscal' em 2012.
PSD e PS começaram a trocar acusações de campanha para as Europeias. Os socialistas vão apoiar Frans Timmermans a Presidente da Comissão Europeia. PSD e CDS estão com Manfred Weber. Os dois candidatos têm telhados de vidro em Portugal e já há troca de acusações.
Na banca, Vieira Monteiro deixa de ser CEO do Santander Totta. Pedro Castro Almeida será o novo presidente executivo.
Nos EUA houve mais um tiroteio. Desta vez aconteceu num restaurante da Califórnia, onde decorria uma festa universitária e fez 12 vítimas mortais, incluindo um polícia. O atirador era Ian Long, fã de baseball, ex-marine, com cadastro na polícia. Alguns testemunhos dos sobreviventes são comoventes: como pode ouvir neste vídeo ou ler aqui.
Já estão os escolhidos os 12 jurados que vão decidir a pena de "El Chapo", o maior narcotraficante de sempre, no "julgamento do século". São quatro mulheres e dois homens, há dois europeus, seis afroamericanos, um asiático e dois espanhóis, sendo que não se sabe a origem do 12.º elemento. Todos terão escolta e a primeira sessão, terça-feira, obrigará a grandes medidas de segurança.
Os nossos Especiais
Como fica a América de Trump depois da vitória dos democratas? O tema foi debatido no Conversas à Quinta por José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. Opresidente norte-americano passou a ter uma maioria hostil na Câmara dos Representantes mas não é provável que isso faça mudar a sua forma de governar.
Esta é uma história de tribunal. O julgamento de um crime. O de Elsa Raimundo, que matou o marido com oito facadas. Ontem começou a ser ouvida pela juíza que a pode condenar e a Carolina Branco estava lá. Escutou as muitas explicações. Entre elas a de que foi o "mau-olhado" que a levou a matar.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve "Trump e a radicalização da esquerda": "O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline".
- Mário Amorim Lopes escreve "De direita e liberal, sem a vossa licença": "E o regime assim se foi mantendo. Ao mesmo tempo que se tentava marginalizar qualquer brecha de direita, os outros, os moderados, escreviam odes a Chavez e Maduro e denunciavam a ascensão dos radicais".
- Luís Campos e Cunha escreve "Fascismo e salazarismo": "Salazar não era revolucionário como o fascismo, era conservador. Era mesmo avesso ao progresso industrial, era reacionário, via a felicidade do povo na ruralidade: cada família com a sua junta de bois".
- José Avillez Ogando escreve "Apelo à emigração": "Este convite aos particulares para abraçarem uma justiça privada confirma que enquanto se tem governado para ganhar eleições, têm-se degradado as mais essenciais funções do Estado, como os tribunais".
Notícias surpreendentes
O desfile da Victoria's Secret esta madrugada em Nova Iorque foi imperdível. Ora saiba o que aconteceu entre kilts escoceses e a despedida de Adriana Lima e veja as imagens. Perca um bocadinho de tempo só com as modelos portuguesas, a ousada Sara Sampaio e a tímida Isilda Moreira. E espreite ainda o antes nos bastidores e o depois no after party.
Das 61 modelos que desfilam para a marca de roupa interior, só 13 são anjos. O que é preciso para ganharem asas? Treinam com bailarinas. Seguem dietas rígidas. E não arriscam muito em festas à noite, porque os contratos têm cláusulas morais.
Foi descoberto o contraceptivo usado por Casanova. O grande sedutor que destruiu muitos corações e outros tantos casamentos, usava berlindes de ouro para não engravidar as mulheres.
Ricardo Toscano, o jovem prodígio do jazz já tem um álbum para mostrar. Sai esta sexta-feira, e é o primeiro álbum de originais do saxofonista português.
Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(sendo que tenha atenção ao alerta de mau tempo para entre as 12h00 de hoje e as 6h00 de amanhã)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário