sexta-feira, 9 de novembro de 2018

360º- Nos bastidores do Bloco com Catarina Martins; a novela das faltas de Silvano em 11 takes; o fim da Web Summit de A a Z; e o desfile dos Anjos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Bloco de Esquerda arranca esta noite com a sua convenção que é também o pontapé de saída da campanha para as legislativas de 2019. Antes da conferência internacional desta noite, o José Pedro Mozos e o João Porfírio passaram um dia com Catarina Martins a perceber como a líder bloquista prepara o congresso. Ficam as imagens, os bastidores e algumas frases que são já pré-eleitorais: “A esquerda tem de assumir uma postura mais ofensiva”.

A Casa Branca usou um vídeo falso para expulsar o jornalista da CNN. New York Times desvenda a alteração das imagens, segundo a segundo.

Sporting foi empatar sem golos a Londres com o Arsenal e está agora a uma vitória da fase seguinte da Liga Europa. Mas na crónica, o Bruno Roseiro fala de um futebol a meio e sem baliza, em que o destaque vai apenas para a estreia de Miguel, o miúdo de 19 anos.

Depois do jogo, o Sporting confirmou o holandês Marcel Keizer como novo treinador até junho de 2021A saída do Al Jazira custou 500 mil euros, o salário em Alvalade rondará um milhão bruto por temporada.


Outra informação relevante 

Ora depois de Rio o ter defendido em alemão, mas de ter recebido críticas de Carlos Moedas e Santana Lopes e até Marcelo, sem comentar o caso em particular, falar da necessidade de bons exemplos para os jovens, esta é uma novela que já vai em 11 takes, como resumiu a Rita Dinis. E está para durar.

O caso até já chegou à imprensa internacional. O El Paísdiz que Silvano "tem o dom da ubiquidade, por isso não é um deputado qualquer”.



Já há um chumbo garantindo no Orçamento: o da Taxa da Protecção Civil. O Tribunal Constitucional chumbou o imposto em Lisboa, Gaia e Setúbal, mas o governo quis a voltar a criá-lo e a nível nacional. Bloco de Esquerda, PSD e CDS-PP vão travá-lo.



As livrarias ameaçam um boicote aos manuais escolares em 2019 por falta de pagamentoO ministério só terá começado a transferir verbas para as escolas desde setembro, diz o JN.

Francisco Pinto Balsemão vai criar um Clube Bilderberg à portuguesaJunta 11 banqueiros, milionários e empresários, avança o Público.

O Ministério Público questionou a Câmara de Lisboa sobre o projeto dos terrenos da antiga Feira PopularO MP admite a possibilidade de o projeto violar as regras do PDM e não cumprir a percentagem de habitação efetiva

Mas houve outra polémica na Câmara da capital e esta envolveu directamente o presidenteUm munícipe interrompeu a reunião municipal e Medina mandou retirá-lo da sala. À força.

O juiz Ivo Rosa recusa entregar os mails de Lalanda de Castro, ex-patrão de José Sócrates, à investigação que envolve a Octapharma e resultou na operação O-Negativo (sobre negócios com sangue e plasma). Entende que os mails não podem passar de um processo para o outro por violarem os direitos dos visados, escreve o CM.

Ainda Ivo Rosaque aceitou que Sócrates guarde as obras de arte que lhe foram apreendidas, entre eles uma pintura de Júlio Pomar, porque o Ministério Público que diz não tem condições para guardar os quadros. E já se conhecem algumas das testemunhas do ex-primeiro-ministro no processo Marquês, como Teixeira dos Santos ou Carlos Costa Pina.


PSD e PS começaram a trocar acusações de campanha para as Europeias. Os socialistas vão apoiar Frans Timmermans a Presidente da Comissão Europeia. PSD e CDS estão com Manfred Weber. Os dois candidatos têm telhados de vidro em Portugal e já há troca de acusações.

Na banca, Vieira Monteiro deixa de ser CEO do Santander TottaPedro Castro Almeida será o novo presidente executivo


Já estão os escolhidos os 12 jurados que vão decidir a pena de "El Chapo", o maior narcotraficante de sempre, no "julgamento do século"São quatro mulheres e dois homens, há dois europeus, seis afroamericanos, um asiático e dois espanhóis, sendo que não se sabe a origem do 12.º elemento. Todos terão escolta e a primeira sessão, terça-feira, obrigará a grandes medidas de segurança.

Os nossos Especiais
Como fica a América de Trump depois da vitória dos democratas? O tema foi debatido no Conversas à Quinta por José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. Opresidente norte-americano passou a ter uma maioria hostil na Câmara dos Representantes mas não é provável que isso faça mudar a sua forma de governar

Esta é uma história de tribunal. O julgamento de um crime. O de Elsa Raimundo, que matou o marido com oito facadas. Ontem começou a ser ouvida pela juíza que a pode condenar e a Carolina Branco estava lá. Escutou as muitas explicações. Entre elas a de que foi o "mau-olhado" que a levou a matar.


A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Trump e a radicalização da esquerda": "O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline".
  • Mário Amorim Lopes escreve "De direita e liberal, sem a vossa licença": "E o regime assim se foi mantendo. Ao mesmo tempo que se tentava marginalizar qualquer brecha de direita, os outros, os moderados, escreviam odes a Chavez e Maduro e denunciavam a ascensão dos radicais".
  • Luís Campos e Cunha escreve "Fascismo e salazarismo": "Salazar não era revolucionário como o fascismo, era conservador. Era mesmo avesso ao progresso industrial, era reacionário, via a felicidade do povo na ruralidade: cada família com a sua junta de bois".
  • José Avillez Ogando escreve "Apelo à emigração": "Este convite aos particulares para abraçarem uma justiça privada confirma que enquanto se tem governado para ganhar eleições, têm-se degradado as mais essenciais funções do Estado, como os tribunais".
Notícias surpreendentes 
O desfile da Victoria's Secret esta madrugada em Nova Iorque foi imperdível. Ora saiba o que aconteceu entre kilts escoceses e a despedida de Adriana Lima e veja as imagens. Perca um bocadinho de tempo só com as modelos portuguesas, a ousada Sara Sampaio e a tímida Isilda Moreira. E espreite ainda o antes nos bastidores e o depois no after party.

Das 61 modelos que desfilam para a marca de roupa interior, só 13 são anjos. O que é preciso para ganharem asas? Treinam com bailarinas. Seguem dietas rígidas. E não arriscam muito em festas à noite, porque os contratos têm cláusulas morais.

Foi descoberto o contraceptivo usado por Casanova. O grande sedutor que destruiu muitos corações e outros tantos casamentos, usava berlindes de ouro para não engravidar as mulheres.

Ricardo Toscano, o jovem prodígio do jazz já tem um álbum para mostrar. Sai esta sexta-feira, e é o primeiro álbum de originais do saxofonista português.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
(sendo que tenha atenção ao alerta de mau tempo para entre as 12h00 de hoje e as 6h00 de amanhã)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário