terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Fotorreportagem e Vídeo do Jantar Convívio da ADASCA - Natal 2018




No dia 15 de Dezembro os Órgãos Sociais da ADASCA conviveram no âmbito do Jantar de Natal, ainda assim não foi possível estar todos, tendo em conta os imprevistos.

Este convívio aconteceu também no decurso do Projecto "Estudantes Solidários" e contou com o apoio do IPST, tendo sido distribuídos milhares de folhetos, afixados centenas de cartazes, ainda cerca de dois lápis e esferográficas foram entregues aos jovens estudantes, com o propósito de sensibilizar os jovens e seus pais para a dádiva de sangue, como ainda procurar o regresso de dadores desencantados com a retirada da isenção das taxas moderadoras, medida desumana do senhor Paulo Macedo quando passou pelo ministério da saúde.

A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo, tarefa difícil porque entra-se na zona de conforto da pessoas e elas não gostam de ser incomodadas. 

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar.

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa.

A ADASCA sabe o que deve fazer para aumentar a adesão dos jovens à dádiva de sangue, só que, os nichos de interesses falam mais alto, impedindo assim que entre em áreas reservas à exclusividade do CST de Coimbra, o caso da Universidade de Aveiro.

Por fim, importa registar que nunca foi feito tanto trabalho em prol dádiva de sangue em Aveiro, desde que surgiu a única Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, mais conhecida por ADASCA no ano de 2006.

Por estranho que possa parecer até o CST de Coimbra divide os dadores com um grupo tipo jet set (?) da cidade. Afinal, existe ou não nichos de interesses? O que está a dar são os malabarismos administrativos, ainda que violem as boas praticas como recomenda o civismo.

Como sempre do e ao lado dos dadores, até sempre!

J. Carlos














Nenhum comentário:

Postar um comentário