No domingo, dia 23, realizou-se o Jantar de Natal com pessoas sem-abrigo na Casa Dignidade da Fundação ADFP, com participação de Jaime Ramos, presidente do Conselho Administração.
As refeições da Casa Dignidade são fornecidas de segunda a sexta pelo St Paul’s Scholl, colégio bilíngue, com currículo internacional, no âmbito da responsabilidade social. O St Pauls School é um colégio privado, que aposta no rigor pedagógico e num ensino de qualidade, sem apoios do estado.
Aos sábados e domingos os jantares são produzidos na cozinha da Fundação ADFP que garante estes apoios a pessoas em situação de pobreza extrema na cidade de Coimbra sem qualquer apoio do estado.
A pastelaria Pingo de Mel de Miranda do Corvo ofereceu os bolos rei para este jantar.
A Refood, a Associação de Direito do Consumo e a equipa do projeto incorpora apoiado pela Fundação Lá Caixa, entidades que partilham a utilização da Casa Dignidade, foram convidadas a participar no jantar.
A Fundação, no âmbito da vocação Filantrópica de apoiar organizações com fins solidários e de apoio aos mais frágeis, cedeu instalações á Refood e á Associação do Direito de Consumo para desempenharem as suas atividades.
A Casa Dignidade é a base do projeto Sem Abrigo Zero que a Fundação ADFP idealizou para a cidade mas que só poderá ser implementado se a Administração Regional de Saúde, a Segurança Social, o IEFP, a Câmara Municipal é instituições de solidariedade derem as mãos para uma parceria inovadora e disruptiva.
Desde 2017 a Fundação tem vindo a garantir cerca de 50 a 60 jantares por dia a pessoas “sem-abrigo “. Estas refeições são fornecidas com teto, na Casa Dignidade, onde os utentes podem lavar as mãos e terem acesso a cuidados de higiene. A Fundação ADFP assumiu publicamente que considera uma violação da dignidade das pessoas oferecer comida nas ruas obrigando as pessoas a comerem sem condições mínimas.
Todo o trabalho de apoio alimentar as pessoas sem-abrigo na Casa Dignidade é feito por voluntários.
A Refood tem com objetivo combater o desperdício alimentar fazendo chegar refeições a pessoas cadenciadas. A
Associação do Direito do Consumo promove a defesa dos consumidores.
O projeto apoiado pela La Caixa visa a integração laboral de pessoas excluídas do mercado de trabalho.
A presença destas instituições, lado a lado com o apoio alimentar as pessoas sem-abrigo, reforçam a ideia da necessidade de apoiar quem precisa promovendo e respeitando a Dignidade de cada pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário