terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Prémio Rodrigues Lapa distingue melhores alunos de Anadia

Os melhores alunos das escolas do concelho de Anadia, no ano letivo 2017-2018, foram distinguidos, no passado dia 19 de Dezembro, pelo Município de Anadia, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, em cerimónia que decorreu no Cineteatro Anadia.
Resultado de imagem para Prémio Rodrigues Lapa distingue melhores alunos de Anadia
Criado em 1996 pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, este prémio mantém o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, felicitou os alunos premiados pela “dedicação, trabalho e os bons resultados”, que “nos enchem de orgulho”, estendendo as felicitações a todos aqueles que os têm acompanhado neste percurso e que contribuíram para esta caminhada de sucesso.
Deixou ainda uma palavra de agradecimento ao Lions Clube da Bairrada, que novamente marca presença nesta cerimónia, para distinguir o mérito num domínio a que Rodrigues Lapa dedicou particular atenção: a Língua Portuguesa.
A autarca salientou que “este ilustre anadiense, conhecido além-fronteiras, colocou, ao longo da sua vida, as suas competências e o seu saber ao serviço de causas cívicas e do avanço do conhecimento nas áreas da filologia, da literatura e da linguística. E, apesar de, por motivos políticos, cedo ter visto cessar a sua carreira de professor universitário em Portugal, nunca deixou de ter um especial apreço pelo ensino, nunca dele se desvinculando e pugnando sempre pela sua modernização no nosso país”.
Maria Teresa Cardoso frisou ainda que ao “evocar” Rodrigues Lapa e “ao consagrar os alunos das nossas escolas”, este prémio acaba também “por reconhecer a ação de outros intervenientes neste contexto”, nomeadamente os professores que, com o seu trabalho, “nem sempre muito visível”, ensinam e ajudam a educar e a formar cidadãos, que “motivam e inspiram os seus alunos, e que neles descobrem outras competências e talentos que não necessariamente aqueles que são objeto de avaliação”. E, ainda, aqueles que, “sem deixarem de ser professores, são também amigos” e, nalguns casos, “confidentes e conselheiros”.
A autarca referiu-se ao mais recente projeto, “Analfabetismo Zero”, que está já em atividade e que é direcionado aqueles que, por motivos diversos, “não tiveram acesso às primeiras letras”.
À semelhança das edições anteriores, o evento contou com a entrega do “Prémio Lions Clube da Bairrada / Prof. Doutor Rodrigues Lapa”, instituído pelo clube bairradino para galardoar os alunos dos estabelecimentos de ensino secundário de Anadia e de Oliveira de Bairro que, no 12º ano, se destacaram no domínio da Língua Portuguesa.
Para além da entrega dos prémios e menções honrosas aos alunos, o Município atribuiu ainda aos estabelecimentos de ensino do concelho um Certificado de Distinção. A cerimónia contou ainda com mais dois momentos: a apresentação de dois filmes, um sobre a vida e obra do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, e outro da autoria de Francisco Power que foi apresentado na Gala Anadia 2020, bem como a canção “Anadia Acredita” que Gonçalo Tavares escreveu e compôs para a Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto.
A cerimónia terminaria com um momento musical protagonizado por dois elementos da Associação Recreativa e Cultural de Espinhel.
GALARDOADOS:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
2º ciclo
1º Prémio ex aequo: Mafalda Macedo Silva e João Francisco Cardoso Fontes
Menções Honrosas: Francisca Pereira Ribeiro de Campos Mamede e João Reis de Oliveira
3º ciclo
1º Prémio: Rita Figueiredo Torres Queiroz Fernandes
Menções Honrosas: Inês Ferreira Gomes Carmo e Margarida de Almeida e Rodrigues
Ensino Secundário
1º Prémio: Joana da Silva Rosa Leiria
Menções Honrosas: Mariana Vilar Portela Seabra e Matilde Cardoso Tavares
SALESIANOS DE MOGOFORES
2º ciclo
1º Prémio: Carina Filipa Coelho Moutinho
Menções Honrosas: David Miguel Coutinho Castel-Branco Power e Maria Luís Maia Seco
3º ciclo
1º Prémio: Inês Marques Cerca
Menções Honrosas: Constança Martins Rocha e Rafael Augusto Matayoshi Matos
ESCOLA BÁSICA Nº2 DE VILARINHO DO BAIRRO
2º ciclo
1º Prémio: Mara Sofia dos Santos Blanco
Menções Honrosas: Leonor Almeida Ferreira e Alexandre George Soares
3º ciclo
1º Prémio: Joana Cardoso Cruz
Menções Honrosas: Francisca Mota Santos e Henrique Silva Jesus
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE ANADIA
2º ciclo
1º Prémio: Anna Shevchenko
Menções Honrosas: Matilde Marques Cruz e Maria Alves Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário