sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

360º - Luís Montenegro avança hoje contra Rio. EDP ajudou consultor de Pinho a arranjar emprego no BCP. Entrevista: "O mito da cara metade é terrível"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Luís Montenegro decidiu avançar já com um desafio direto à liderança de Rui Rio. E já quer mesmo dizer hoje: às 16h, o homem que prometeu ser a sombra do presidente do PSD anuncia no CCB a sua vontade de o substituir.

Montenegro pode não ser o único. Ontem, Miguel Morgado deu a entender que, se houver eleições internas, também avança. Numa entrevista recente ao Observador, o ex-assessor de Passos Coelho admitiu ter sido "um erro" não se candidatar quando Rio foi eleito.

Houve muitas reações a mais esta crise no PSD:
  • Pedro Duarte, que também já admitiu candidatar-se, deu um empurrão à destituição de Rio: “Tudo o que seja para melhorar é bem-vindo”;
  • Miguel Pinto Luz, outro possível-eventual-alegado candidato a candidato disse que não vai “contribuir em nada” para afastar Rio e falou do avanço de Montenegro com desdém: "Avanço para quê?";
  • Ângelo Correia avisou que “uma sede violenta de poder vai destruir o PSD”;
  • João Montenegro, que esteve com Santana nas últimas eleições internas, considerou “um erro” a tentativa de destituir Rio a três meses de eleições;
  • Pedro Pinto, presidente da Distrital de Lisboa do PSD, garantiu que é possível eleger uma nova direcção em apenas 45 dias.

Mais informação importante

A EDP ajudou um consultor de Manuel Pinho no Ministério da Economia a arranjar emprego no BCP, que era na altura o maior acionista privado da elétrica.Documentação enviada pela procuradoria-geral da República ao Parlamento, a que o Observador teve acesso, mostra que João Faria Conceição mandou um email a António Mexia com as suas condições de remuneração e qualificações profissionais. A notícia é da Ana Suspiro.

Foi detido mais um suspeito no caso do roubo das armas de Tancos. A detenção aconteceu a 9 de janeiro.

O coronel Francisco Ferreira Duarte, comandante de uma das unidades responsáveis por Tancos, disse na comissão de inquérito que soube do assalto "pelas notícias". Mas garantiu: a exoneração dos cinco coronéis serviu de "estratégia de comunicação" do antigo chefe do Exército.

A Marinha abriu um processo ao ex-comandante do submarino Arpão por causa de um artigo na Revista da Armada. Henriques Frade terá enviado para publicação um artigo com "informações reservadas" sem passar pela triagem.

O Banco de Portugal condenou Ricardo Salgado a pagar 1,8 milhões de euros por causa do BES Angola. Amílcar Morais Pires, ex-administrador do BES, também foi multado, em 1,2 milhões.

Os militares portugueses em missão na República Centro Africana estiveram envolvidos ontem, durante cinco horas, num intenso combate depois de serem alvo de um “ataque violento”. Há um vídeo (impressionante) que mostra um outro ataque aos portugueses, em novembro, e que ajuda a perceber como tudo se passa.

Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde, classifica o caso do médico do INEM como “inaceitável” e diz que ele “tem de ter consequências a todos os níveis”. Caso contrário, os portugueses podem perder confiança no INEM.

A Câmara de Lisboa vai passar a multar até 1.500 eurosquem atirar beatas e pastilhas elásticas para o chão. O objetivo é combater o lixo nas ruas da cidade.

A Santa Casa é uma das “lesadas” do BES, com uma dívida de 2,6 milhões de euros. A notícia é do Negócios.

Nicolás Maduro tomou posse para mais um mandato como Presidente e, no seu discurso, jurou que “a Venezuela é um país profundamente democrático”A Assembleia Nacional, na qual a oposição detém a maioria, declarou inconstitucional o novo mandato de Maduro e fala em "usurpação". Já as Forças Armadas mantêm a lealdade ao Presidente.

Donald Trump admitiu novamente declarar uma emergência nacional para fazer o muro com o México.Numa visita à fronteira, voltou a criticar os democratas por não lhe darem dinheiro para a construção.

A polícia de Las Vegas pediu a Ronaldo amostras de ADN para investigar a alegada violação a Kathryn Mayorga. A defesa do jogador disse que vai colaborar "a 100%" e insiste que a relação sexual entre os dois foi consensual.

José Mourinho rejeitou a hipótese de voltar ao Benfica.Elogiou Vieira, mas foi claro: “Não tenho intenção de trabalhar em Portugal”.

Em lágrimas, o tenista britânico Andy Murray anunciou o abandono da carreira este ano, depois de ter sido submetido a uma cirurgia à anca em 2018: “A dor é demasiada”.


Os nossos Especiais

No Conversas à Quinta desta semana, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto falam sobre a situação na República Democrática do Congo. O país tem uma história trágica de guerras civis e tiranias de que poderia sair com as eleições agora realizadas - mas todos suspeitam de nova fraude eleitoral.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O nome do vazio": "Se houver mesmo um desafio a Rio, não é para o poupar a derrotas, mas para mudar uma estratégia que pode comprometer o PSD como grande partido. Rio é hoje apenas o nome do vazio que ele próprio criou".

Zita Seabra escreve "Condenados ao fracasso": "O PSD não precisa de ser confrontado do exterior e desafiado em ano de eleições. Necessita sim de se renovar e se questionar de dentro e por dentro e de sair da tristeza e do vazio em que se encontra".

Sebastião Bugalho escreve "Rio poderia ter liderado o PSD (e não quis)": "Anos e anos de suspense e alegada preparação para o cargo – e a frescura da chegada de Rio durou escassas semanas. A sua eleição para o cargo celebra um ano e a verdade é que foi um ano desastroso".

Luís Reis escreve "Perigo! Não leiam esta crónica! (Contém factos e números)": "Factos: a carga fiscal em Portugal é a mais elevada de sempre e o PIB per capita coloca-nos em 15.º entre os 19 Estados-membros da zona euro, em 3 anos de 'fim de austeridade' descemos três posições".

João Pedro Marques escreve "Lusotropicalismo ao contrário": "O Império Português em África não foi uma excepção no tristíssimo capítulo do trabalho coercivo, não obstante o que Fernanda Câncio e outros 'lusotropicalistas ao contrário' nos querem fazer crer".

Mário Pinto escreve "A questão da gratuitidade do ensino superior": "Omite-se que a quase gratuitidade dos passes sociais para os ricos em Lisboa acaba custeada por insuficiência de apoio aos incapacitados pobres ou aos idosos isolados. Com as propinas passa-se o mesmo".


Notícias surpreendentes

“O mito da cara metade é terrível. Fazemos raios e coriscos para estar numa relação.” Fernando Mesquita, sexólogo de "Casados à Primeira Vista" e autor do livro "Deuses Caídos", que acaba de sair, diz em entrevista que as almas gémeas não existem e que o amor pode ser tranquilo e sereno.

Já se sabe porque é que Jeff Bezos se separou: o líder da Amazon tem uma relação com outra mulher. Agora, pode perder 56 mil milhões no divórcio.

A terceira temporada de “A Casa de Papel” já começou a ser gravada em Itália. Nas primeiras imagens surgem o Professor e Berlín.

Um helicóptero de nariz na neve é o protagonista do vídeo de um resgate inacreditável nos Alpes. Um piloto da Guarda Militar Francesa está a tornar-se célebre pela destreza com que manobrou o helicóptero na missão. Veja aqui
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário