Enquanto dormia...
... a partir das 11h30 começa o debate final sobre o Brexit no Parlamento britânico, que tem votação marcada para arrancar às 19h30 e prolongar-se noite dentro. Antes do dia D em que pode arriscar a maior derrota parlamentar num século, Theresa May fez questão de dramatizar o pessimismo: “Prevejo uma paralisia no Parlamento em que nos arriscamos a não ter Brexit”, disse.
- Com tories divididos, o DUP a ameaçar rebelar-se e os trabalhistas unidos, May precisa de fazer muitas contas para aprovar o seu acordo na votação desta terça-feira. É matematicamente possível? Ora veja a calculadora de quantos deputados são precisos para aprovar o Brexit.
- No meio do caos em Westminster, sobra incerteza para a maioria dos britânicos. Como será o dia depois da saída da UE? Um pescador, uma imigrante, um agricultor e um padre com as vidas suspensas pelo Brexit partilham as suas angústias com a Cátia Bruno.
- E perante tanta indecisão no Parlamento britânico, na UE já há cerca de 100 eurodeputados disponíveis para apoiar adiamento da saída do Reino Unido de Março para Julho.
Sobre o cumprimento da pena de Armando Vara, o ex-ministro/banqueiro pode ser preso a qualquer momento. A juíza assinou o despacho ontem de manhã e deu-lhe três dias para se entregar antes de ordenar a sua detenção. O Luís Rosa explica o que levou à cadeia e os processos que ainda tem pendentes. Já Paulo Penedos vai tentar suspender a execução da pena de prisão.
Em Espanha, a polícia catalã desmantelou uma célula terrorista que queria fazer um ataque em Barcelona. Numa operação policial às primeiras horas desta terça-feira, os Mossos d'Esquadra detiveram duas pessoas que estariam a preparar um (novo) atentado.
Outra informação relevante
O tira-teimas clarificador no PSD já está marcado. O Conselho Nacional extraordinário convocado por Rui Rio em resposta ao repto de Luís Montenegro será já esta quinta-feira às 17h00 no Porto. Os militantes votarão uma moção de confiança ao líder... que ainda não se sabe se será secreta ou de braço no ar.
- Para já há um frenesim na contagem de apoios de ambos os lados, com a ajuda de folhas de excel. E muitas críticas, como conta o Rui Pedro Antunes. Os adversários de Rio estão indignados com a hora escolhida, em que muitos ainda estão a trabalhar. Os deputados lembram que há plenário a decorrer ao mesmo tempo em Lisboa.
- Montenegro, que se reuniu ontem com Marcelo, deixou duras críticas ao seu adversário. “Lamento que o dr. Rui Rio não tenha tido a coragem de marcar eleições diretas”, disse, acrescentando contudo que "ainda há tempo para as convocar". Entretanto, é assim que se faz a contagem de espingardas para o 'impeachment'.
Há reformados que estão a receber pensões mais baixas por causa do IRS. Pensionistas vão receber dois aumentos neste mês de janeiro mas há vários casos de pessoas que já viram o recibo de janeiro e foram surpreendidas com uma perda do valor líquido a receber, segundo o Jornal de Negócios.
Santa Maria e outros nove hospitais não têm condições para receber voos nocturnos de emergência. Segundo o JN (versão paga) há duas semanas um doente com destino ao Hospital Garcia da Orta (Almada) teve de aterrar num campo de futebol e Santa Maria usa os hospitais militares locais.
Um protesto dos bombeiros Sapadores acabou ontem com uma tentativa de invasão ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social. Os bombeiros exigem que haja uma dignificação e valorização das suas carreiras, o direito a aposentação e reforma condigna.
A Porto Editora recusou ter censurado um poema de Fernando Pessoa num manual do 12º ano. E disse que a decisão de estudar os versos omitidos cabe aos professores. Mas, ao Público, os professores repudiaram tal corte na "Ode Triunfal" de Álvaro de Campos.
O Governo veio garantir que o novo decreto-lei assinado no Natal “não implica qualquer alteração” aos benefícios da ADSE. E afirmou que o facto de só serem subsidiados por este subsistema de saúde os medicamentos prescritos por hospitais privados com acordo de convenção já acontece agora.
Em Espanha continuam a decorrer as operações para retirar o bebé de dois anos do buraco de 110 metros onde caiu. O poço vai ser primeiro entubado e depois escavado de lado, mas não há sinas de vida de Yulen. A história é ainda mais trágica, porque na Primavera de 2017 os pais viram morrer o seu irmão mais velho, com apenas três anos, que sofreu um enfarte fulminante.
O responsável pelo poço de Málada já veio defender-se. Diz que o deixou tapado com uma pedra que alguém tirou e diz que não tem a culpa.
Nos EUA, dois anos depois, o The New York Timesrevelou como se gastaram 107 milhões de dólares na tomada de posse de Trump. Em maquilhagem, hotéis e numa amiga prepotente de Melania que recebeu 27 milhões para fazer um documentário que nunca chegou a ser realizado.
Ainda nos Estados e ainda no NYT, várias figuras do partido republicano (mas não Donald Trump) censuraram o conteúdo de uma entrevista que o congressista Steve King deu na semana passada àquele jornal. Onde questionava “porque é que supremacia branca é um termo ofensivo”.
Na Venezuela, sem surpresa, Maduro atacou Bolsonaro. Chamou-lhe ao presidente brasileiro um “Hitler dos tempos modernos” pelas opções económicas.
O autarca polaco esfaqueado em palco durante um evento de caridade acabou por morrer. Pawel Adamowicz, presidente da Câmara de Gdansk, foi submetido a uma operação de cinco horas, mas não resistiu aos ferimentos.
Onze dias depois da saída de Rui Vitória, e mesmo tendo dito que se Mourinho quisesse treinar o Benfica dinheiro não seria problema, Luís Filipe Vieira confirmou Bruno Lage como treinador até (pelo menos) final da época. E ainda garantiu que não contactou nenhum outro técnico e que Lage "é a primeira opção".
Benfica que joga hoje e sexta em Guimarães para a Taça de Portugal e para o campeonato. Na tentativa de passagem às meias-finais da Taça, o FC Porto também vai hoje a Leixões, enquanto o Sporting joga amanhã no campo do Feirense.
Quanto ao mercado de transferências de Inverno, Bruno Varela chumbou nos testes médicos e voltou ao Seixal, Idrissa Doumbia está certo no Sporting e Acuña pode deixar Alvalade ainda em janeiro.
Os nossos Especiais
Há muitas coisas que Sara Carinhas nunca viveu. A guerra foi uma delas. Mas isso não impediu a encenadora e atriz de criar Limbo, que se estreia na Voz do Operário. Nem impediu uma conversa sobre tudo com o Miguel Branco: “Sou uma burguesinha privilegiada, mas e então?”, diz ela.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve "A crise do PSD é a crise de todo o regime": "Rio não se distingue dos seus rivais no PSD por quaisquer ideias, mas por uma estratégia – ou melhor, por uma manha. Esta é clara: hostilização àquilo que ele trata como “direita”, e aproximação ao PS".
- Laurinda Alves escreve "Ana Desleal": "Os meios não justificam os fins e nesta reportagem os meios são infames e no fim não há provas de nada. Nada nos é apresentado que confira com aquilo que nos foi anunciado. E isso é grave. E é desleal".
- André Azevedo Alves escreve "A fraude da eliminação das propinas": "Aos 18 anos os jovens poderiam votar, mas estariam ao mesmo tempo sujeitos à frequência compulsiva de um “ciclo geral universitário” para receberem a adequada doutrinação socialista".
- António Maria Cabral escreve "Se calhar mais valia ter ido…": "Por que motivo um jogador de futebol (Pepe) que receberá milhões de euros afinal “só” vai pagar metade de IRS? A resposta é nos dada pela Lei de Orçamento de Estado de 2019..."
Notícias surpreendentes
Que tecnologia vamos ter em 2019, segundo um estudo da Deloitte? O 5G vai arrancar em força (mas não em Portugal), a televisão vai entrar em queda e a China não vai parar de crescer, tal como a inteligência artificial.
A última temporada de Game of Thrones já tem teaser e data marcada. Será a 14 de Abril e as primeiras imagens revelam um encontro intrigante, com as crianças Stark – Arya, Sansa e Jon Snow – de regresso a casa para se reunirem na cripta da família em Winterfell.
Continuam os prémios pré-Óscares. Nos Critics’ Choice Awards, Lady Gaga e Glenn Close dividiram o prémio de Melhor Atriz, Bale foi para casa com dois troféus e os principais caminhos da noite foram dar a "Roma", de Alfonso Cuarón.
Já se sabe quando nasce o bebé de Harry e Meghan Markle: será em abril, segundo a própria duquesa de Sussex, que confirmou não só estar grávida de 6 meses, como pediu sugestões de nomes para uma menina e ficou agradada com... Amy.
Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa terça-feira
(e fica o conselho dos serviços de saúde britânicos: um punhado de frutos secos, duas “conchas” de massa e uma batata do tamanho de um punho, eis o que deve comer por dia)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário