terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Plano de combate ao insucesso escolar na Marinha Grande


Resultado de imagem para Município da Marinha GrandeO Município da Marinha Grande tem em funcionamento o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE), com o objetivo de diminuir a taxa de abandono escolar e aumentar o potencial de aprendizagem dos alunos dos ensinos pré-escolar e 1º ciclo.

O desenvolvimento dos objetivos e das atividades do PICIE é assegurado por uma equipa multidisciplinar que exercerá funções de 10 de dezembro de 2018 a 1 de agosto de 2020 e é constituída por uma psicóloga, uma nutricionista e uma mediadora intercultural.

A presidente da Câmara da Marinha Grande, Cidália Ferreira, congratula-se com este projeto salientado a sua importância “para o estudo e implementação de medidas que previnam o insucesso escolar, desafiando a escola a ser um percurso de aprendizagem para todos e a promover a sua interligação com a comunidade local e com a região”.

A presidente destaca ainda “o envolvimento das famílias que vai ser potenciado através de diversas ações a realizar no âmbito deste Plano, com o intuito de as aproximar à escola e de lhes dar meios e mais informação relativos a questões psicológicas, emocionais e de comunicação entre pais e filhos”.

Trata-se de uma estratégia intermunicipal, que tem como objetivo contribuir para potenciar o sucesso escolar dos alunos, com intervenções nos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo, através da capacitação de competências cognitivas e não cognitivas, de forma a prevenir comportamentos de risco e o abandono escolar.

O PICIE prevê a execução de diversas atividades, que incluem intercâmbio de experiências para conhecimento de iniciativas diferentes de promoção do sucesso escolar; a contratação de equipas multidisciplinares; a promoção da educação para o património da Região de Leiria; ações de sensibilização para a promoção da saúde dos alunos; ações de expressão musical, ciência, tecnologia e empreendedorismo; e a criação de um Observatório de Educação da CIMRL.

Para o desenvolvimento do PICIE da Marinha Grande, foi estabelecido um acordo entre a CIMRL, o Município e os três Agrupamentos de Escolas do concelho e disponibilizada a verba de 132.840.00€.

Nenhum comentário:

Postar um comentário