A Confraria Nabos e Companhia recebeu mais um momento de cultura, através do segundo lançamento do primeiro livro do autor Tiago Tarelho, desta vez na sua terra. A obra “Intro-Missão” é do género poético e exprime todas as vivências do autor através de versos. O autor levou vários anos a compor esta obra, e era um grande sonho editá-la. Esse sonho tornou-se realidade graças à Portugal Mag Editora.
A apresentação do evento foi feita por Frankelim Amaral, editor e escritor. Contou com a participação especial de Nuno Janicas, Grão-Mestre da Confraria Nabos & Companhia, do Professor Carlos Ferreira, membro do comité executivo da Escola de Mira e amigo pessoal, da Doutora Maria Donzília Alves, diretora da Biblioteca Municipal de Mira, do Senhor Gabriel Pinho, Presidente da Junta de Freguesia de Carapelhos e Corticeiro de Baixo, e do Doutor Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira. Para o evento, houve ainda a participação de Francisca Tavares e Catarina Patarra Caetano a fazer declamação teatral e a música ficou a cargo de André Ferreira e João Pedro Tavares, acompanhados de Tó Zé Rodrigues no piano. Foi um momento enriquecedor para a cultura do concelho, seguido de um jantar promovido pela Confraria.

“Intro-Missão”, obra que pode ser encontrada à venda em plataformas como a Bertrand, Amazon, Wook ou no próprio site da editora, é o resultado de vários anos de auto-descoberta do autor, daí a ambivalência do nome. Trata-se simultaneamente de uma missão interna, e de uma permissão do autor para que o leitor se “intrometa” em capítulos que lhe são muito pessoais. Para o autor, o livro é a representação do que é para um adolescente tornar-se num adulto, e o livro é uma potencial força de inspiração para muitas pessoas. Segundo Tiago Tarelho, “a poesia é muito sentimental, mas muito racional também. Existe a preocupação constante de que os poemas sejam de fácil interpretação, para que ao invés de estarem datados no tempo, fiquem datados no sentimento”. O autor diz-se inspirado por Pablo Neruda, o seu poeta favorito, seguindo também outros grandes nomes como Fernando Pessoa ou até traços de Luís Vaz de Camões em poemas como “Odisseia”. Existe no livro um trabalho psicológico de descoberta interna, e filosófico de descoberta do Mundo que rodeia o autor.
Para o escritor, Tiago Tarelho, após o lançamento do livro na terra onde mora, Viseu, lançar a obra na sua terra natal, junto de todas as pessoas que o viram crescer, foi das melhores sensações da sua vida. O autor deseja que as suas apresentações não tenham apenas a literatura como protagonista, mas a arte em geral. Assim, faz questão de acompanhar com momentos teatrais e musicais. A verdade é que apesar de as apresentações terem sido realizadas em dias de muito frio, ambas contaram com sala cheia, o que enche o autor, e a editora, de orgulho. “Ver uma sala tão cheia, num dia tão frio onde as pessoas podiam ficar no conforto dos seus lares, e para um momento de homenagem à cultura, é algo que nos enche de orgulho”, refere Franklim Amaral, fundador da Portugal Mag Editora.


As expectativas foram portanto amplamente superadas, pois o autor refere “decidi impor a minha personalidade em ambas as apresentações. Quis que todos os intervenientes tivessem a liberdade total para mostrar os seus talentos, pois os melhores lugares do Mundo sempre foram encontrados por pessoas cuja rota não estava assim definida”Tiago Tarelho, acrescenta ainda que, “ver uma sala tão cheia, a emoção visível na cara das pessoas, e todos a aplaudir de pé, faz-me perceber que não poderei parar o meu trabalho por aqui. Isso está fora de questão”“Não é o realizar de um sonho, porque na realidade não poderia ter sonhado com algo tão bom”, conclui.