quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

IPCA organiza II Congresso Internacional de Contabilidade Pública - Uma parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados

O IPCA organiza, em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), o II Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP) que se realiza nos dias 14 e 15 de março de 2019, em Lisboa, no Auditório Domingues Azevedo da OCC.
Este congresso pretende promover um debate aberto e a interligação entre académicos e profissionais com interesse na área da contabilidade e da gestão financeira pública, estando envolvidos os principais atores com influência na reforma.
Paula Franco, Bastonária da OCC, refere que as linhas gerais e objetivos desta segunda edição do CICP passam por “falar a uma só voz com os estabelecimentos de ensino, os centros onde se produz o saber e apoiar os investigadores que dão o melhor do seu esforço, bem como promover um espaço comum de debate e partilha entre académicos e contabilistas certificados”.
Com a aprovação do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), conjugado com a alteração ao Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados, as entidades do setor público estão sobre grande pressão para mudar os sistemas de contabilidade pública rumo a uma aplicação generalizada da contabilidade.
Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, sublinha que se vive atualmente um “ambiente favorável para introduzir as mudanças desejadas o que pode representar uma oportunidade para melhorar a investigação sobre a contabilidade do setor público e a prática orientada para as normas internacionais”, sendo assim uma mais valia para o fortalecimento da relação entre a academia e a profissão.
Subordinado ao tema «Reforma da Gestão Financeira Pública – desafios para a investigação e a prática», o evento divide-se em sessões plenárias e paralelas, estando prevista a apresentação de trabalhos relativos a 14 temas diferentes.
A Comissão Científica vai premiar o “Melhor Artigo II CICP”, prémio que vai ser anunciado na sessão de encerramento do congresso.
Este evento é uma organização conjunta entre a Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA, a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) com o apoio do CILEA (Comité de Integração Latino Europa-América).
Vários docentes da Escola Superior de Gestão integram na Organização e Comissão Científica do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário