terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

360º- O padre da Golegã que abusou de duas jovens na II parte da investigação aos abusos sexuais na Igreja; o cerco a Carlos Costa; e a Catalunha

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a Espanha pode entrar de novo em crise política. Pedro Sánchez anunciou que vai decidir esta quarta-feira se convoca eleições antecipadas e já há datas possíveis: 14 ou 28 de Abril, segundo avançou a Efe. Tudo depende da aprovação do Orçamento, em que o líder do PSOE pode precisar do apoio dos independentistas catalães para se salvar.

Ao mesmo tempo começa hoje em Madrid aquele que é considerado o julgamento mais importante da democracia espanhola. A dos doze responsáveis por promoverem o referendo e a posterior declaração de independência da Catalunha  que a Constituição espanhola não reconhece: na sala de audiências haverá testemunhos surpresa, como o de Rajoy; e, no estrangeiro, Puigdemont e outros fugidos à justiça poderão acompanhar tudo pela  TV, como explica a Cátia Bruno.

É que o Supremo tribunal espanhol pôs à disposição de todos o sinal em direto das audiências, para absoluta transparência sobre o processoO Ministério Público pediu penas que vão até 25 anos de prisão para os 12 réus que já chegaram ao tribunal sob protestos dos radicais separatistas, que chegaram a cortar o trânsito numa autoestrada.

Nos EUA, democratas e republicanos anunciaram um acordo provisório sobre muro exigido por Trump, evitando assim um novo shutdownMas a verba aprovada, (1,3 mil milhões de dólares) para construir 88,5 quilómetros do muro, está muito longe dos 5,7 mil milhões de dólares exigidos pelo presidente norte-americano.

A Eleven Sports chegou a acordo com as outras distribuidoras nacionaisHoje, além da Nowo, os jogos da Liga dos Campeões já passam na Meo, na Nos e na Vodafone, avançou o Eco e confirmou o Observador. O Roma-FC Porto pode ser visto também na TVI.

Outra informação relevante 
A II parte da nossa grande investigação multimédia sobre abusos sexuais na igreja em Portugal recai hoje sobre um caso passado na Golegã. O Ministério Público pensou acusar a hierarquia da Igreja por não ter denunciado um padre suspeito de ter abusado de duas jovens num acampamento dos escuteiros. Até porque o padre já estava a ser investigado internamente na altura do segundo abuso, mas o processo não foi comunicado às autoridades e a PJ soube pela imprensa. Entretanto o suspeito voltou ao serviço sem restrição de contacto com menores, como contam o João Francisco Gomes e a Sónia Simões.

A auditoria à Caixa Geral de Depósitos deixou Carlos Costa sob alta pressão. Depois do Bloco de Esquerda ter pedido a exoneração do governador do Banco de Portugal por falhas graves na supervisão, só o PSD acha para já tal medida "desproporcionada", porque quer apurar o que se passou "rapidamente" mas "de forma tranquila". O Governo não comentou directamente o pedido dos bloquistas mas anunciou que pretende apurar responsabilidades "sem olhar a quem", o CDS não exclui a hipótese da exoneração e pede que o governador seja o primeiro a ser ouvido na Comissão de Inquérito e o PCP admite alinhar com a iniciativa bloquista.

Carlos Costa teve entretanto de explicar as suas próprias explicações. Depois de ter dito que tinha pedido escusa de participar em quaisquer deliberações do Banco de Portugal relacionadas com a auditoria por ter sido administrador do banco público no período abrangido pela investigação (e no qual foram concedidos créditos ruinosos), agora veio acrescentar que tomou tal decisão já em novembro

Nos impostos, um alerta para os trabalhadores independentes: cuidado a preencher a declaração trimestralSe acumula trabalho independente com dependente, confirme se precisa mesmo de apresentar este documento. É que se o fizer a Segurança Social cobrará contribuição, mesmo que esteja isento.

Na Saúde, as guerras sucedem-se: o grupo CUF já anunciou que vai mesmo suspender os acordos com a ADSEA suspensão tem efeitos a partir de 12 de abril e será definitiva se o Governo não encontrar uma solução "equilibrada" para o diferendo, diz o grupo José de Mello em comunicado citado pelo Expresso. O Público avança que a administração pública está a contar com os serviços do Hospital a Cruz Vermelha, as Misericórdias e o Hospital das Forças Armadas para garantir que os beneficiários do subsistema de saúde não são prejudicados.

Os números são apenas do Governo: segundo o ministério da Saúdea greve dos enfermeiros cancelou 2.657 cirurgias numa semana, mais de metade das agendadas.

O hospital de Famalicão foi condenado a pagar 295 mil euros por um parto negligente 12 anos após morte da criança. O Supremo Tribunal Administrativo não só deu razão aos pais do bebé que nasceu em 1998 com deficiências profundas e viveu 9 anos em estado vegetativo, como subiu a indemnizaçãodefinida anteriormente, noticia o JN (sem link disponível).

Dez dias depois do caso no Hospital de S. João, houve uma nova tentativa de rapto de um bebé em ÍlhavoUm homem com entre 25 a 30 anos terá tentado levar a criança de cinco meses de um carro, enquanto a mãe deixava a outra filha na escola

Os novos donos das casas da Fidelidade gerem o seu último investimento a partir de uma offshore mas ilhas Caimão. Segundo o Público, o grupo Apollo detêm três fundos neste paraíso fiscal e duas sociedades no Luxemburgo, outra porta de entrada para acordos fiscais.

A maioria dos autarcas quer avançar já com a regionalização. Os dados são de um estudo do ISCTE  divulgado no mesmo dia em que esta instituição e Assembleia da República promovem o Fórum de Políticas Públicas sobre a descentralização. Segundo o relatório, citado pela TSF e pelo JN , 77% dos autarcas consideram que é preciso avançar “a curto prazo” com a regionalização e 84 em cada 100 querem eleger, de forma direta, os órgãos regionais. Ao i, João Cravinho, o líder da Comissão Independente para a Descentralização, coloca contudo em cima da mesa o cenário de demissão da polémica "comissão de sábios".

As autoridades da Venezuela ordenaram uma auditoria ao património de Juan GuaidóDizem haver suspeitas de falsificação de dados do autoproclamado Presidente interino venezuelano. Ao mesmo tempo, Maduro reforçou a presença militar na fronteira com a Colômbia — diz temer que os EUA aproveitem a entrada de ajuda humanitária para atacar — e a população voltou a sair à rua a pedir que esses apoios lhes cheguem.

No Brasil, o apresentador Ricardo Boechat foi uma das duas vítimas do acidente com um helicóptero em S. PauloO aparelho despenhou-se contra um camião numa autoestrada paulista.

Ainda no Brasil, dois incêndios no Rio de Janeiro causaram o pânico depois do que aconteceu no Centro de Treinos do FlamengoUm dos incidentes atingiu o agora o alojamento dos jogadores de futebol do Bangu, fazendo três feridos.


Sobre o Brexit começam a ser conhecidas consequências importantes. Segundo um estudo alemão, a saída do Reino Unido da UE sem acordo ameaça mais de 600 mil postos de trabalho em todo o mundo. Mário Centeno, aliás, já atribui a desaceleração da economia na zona euro ao “Brexit” e às tensões comerciais.

Os nossos Especiais

Como mudou a Educação nos últimos dez anos? Onde estávamos em 2008, quando Maria de Lurdes Rodrigues era ministra da Educação, e onde estamos agora? O que melhorou, o que piorou e o que falta fazer? Num ensaio em que faz o “10 Year Challenge” ao sector, o Alexandre Homem Cristo conclui que houve uma melhoria inegável, mas também que há muitos desafios pela frente.

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "A diferença das direitas em Espanha e em Portugal": "Em Espanha, as direitas saem à rua para exigir a demissão do governo socialista; em Portugal, as direitas discutem em anfiteatros qual delas vai ajudar mais o governo socialista. Porquê a diferença?".
  • José Diogo Quintela (que já deve ter reparado que é um dos nossos novos colunistas) escreve "O termóstato humano": "Quando sai uma notícia a dizer que Portugal é o 5º país da Europa onde é mais difícil aquecer a casa, na realidade quer dizer que somos o 5º país da Europa que melhor descarboniza. Parabéns a nós".
  • José Manuel Fernandes escreve "7 pontos sobre a greve que irrita Costa e a geringonça detesta": "Não apoio a greve dos enfermeiros, mas o que nela está a irritar Costa e a provocar a fúria da esquerda não é a defesa do SNS e dos seus doentes, é ela fugir ao controle dos sindicatos da geringonça".
  • Laurinda Alves escreve "Netos 5.0 sem birras?": "Não sei se já repararam que hoje as crianças fazem menos birras fora de casa. Sempre que uma vai abrir a boca para gritar, chorar ou pedinchar alguma coisa, basta dar-lhe um telemóvel para a entreter".
  • Fred Canto e Castro escreve "A Verdade sobre a Busca pela Felicidade": "Eu quero ser feliz. Quero muito fazer o que gosto, onde gosto, quando gosto, e com quem gosto. Mas quero muito mais ter e ser a alegria de viver que contagia toda a gente à minha volta".
  • Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, escreve "Prescrição: Tempo para os nossos doentes": "Não é admissível que os doentes sejam confrontados com situações de elevada pressão e condições de trabalho impostas pelo poder político que resultam em desprezo e desrespeito pela dignidade humana".
  • Carlos Moedas escreve "Mulheres na Ciência: precisamos de todos os talentos": "Não nos podemos dar ao luxo de prescindir do contributo das mulheres. Em particular na investigação, ciência e inovação. É preciso dar resposta ao fosso salarial entre géneros ainda nesta geração".
Notícias surpreendentes 
Foi mesmo a surpresa do dia. Sem aviso prévio, a HBO chegou a PortugalA plataforma de streaming disponibiliza os conteúdos da produtora americana — entre eles a série "A Guerra dos Tronos", "Os Sopranos" ou "The Wire" —, mas não só. A subscrição tem um custo mensal de 4.99 euros. Para não se perder nas escolhas, o André Almeida Santos fez já o guia dos 20 títulos que deve mesmo ver, entre clássicos, novidades e documentários.

Na moda, a marca portuguesa Josefinasconhecida pelo calçado que já conquistou o mundo, lançou uma linha de t'shirts contra a violência doméstica. A foto estampada mostra o rosto de uma mulher cheio de marcas e a frase “Caí das escadas”.

Destaque ainda para uma outra coleção. A Zara Home resolveu juntar-se a uma marca icónica portuguesa e homenagear Bordallo Pinheiro com um serviço de jantar que tem tem (os famosos) repolhos e tomates em forma de saladeiras, tigelas, pratos e travessas.

E quando todos os benfiquistas se mostravam eufóricos com a goleada de 10-0 ao Nacional, uma velha glória do clube veio lançar um balde de água fria sobre a euforia. António Simões prefere não festejar mas sim apelar à reflexão após tal resultado: “Não faz sentido que haja goleadas destas atualmente”, diz.



Continue com toda a informação do dia no Observador. 
E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira



Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário