sexta-feira, 22 de março de 2019

Algarve | Investimento de 1,8 milhões de euros na requalificação de jardim



O Município de Silves prepara o início da obra de Requalificação do Jardim do Largo da República que se desenvolverá ao longo de 14 meses. Segundo informação da autarquia, o investimento na ordem dos 1,8 milhões de euros, beneficia de comparticipação comunitária no montante de 558 mil euros.

A empreitada de obras públicas consiste na promoção da requalificação paisagística e funcional do Jardim da República, contemplando espaços verdes, pavimento, remodelação integral das infraestruturas das redes de abastecimento de água, saneamento e águas pluviais, iluminação pública, telecomunicações, mobiliário urbano (abrigo de paragem, bancos e mesas de piquenique, estacionamento de bicicletas, papeleiras, bebedouros, ilha ecológica), criação de elemento de água com nebulizadores, construção de edifício com cafetaria, sanitários de uso público e esplanada com sombreamento.

Nas soluções técnicas adotadas, refere-se em comunicado, “optou-se por uma abordagem contemporânea, de promoção do recreio e lazer, funcionalmente acolhedora e acessível a todos, em simultâneo com a manutenção da memória do jardim através da preservação de elementos caraterizadores (presença de água, árvores de grande porte, variedade florística) e da estrutura base do jardim (eixos longitudinais, simetrias e alinhamentos arbóreos). As luminárias existentes no interior do Jardim, porque constituem elementos marcantes da imagem e história do espaço, serão recuperadas e relocalizadas na zona poente, assim como o bebedouro existente que será também relocalizado”.

O espaço do jardim permanecerá estruturado em três zonas distintas: Alameda das Árvores – lado poente (espaço mais aberto), Praça Central (receção de eventos, concertos, feiras, exposições) e Jardim do Fresco – lado nascente (área com carácter mais intimista e romântico).

As vertentes da circulação automóvel e do estacionamento “foram tidos em conta, mantendo-se uma faixa de circulação de sentido único (com largura mínima estipulada), velocidade máxima de 30 Km/h e o estacionamento disposto em espinha, perfazendo um total de 79 lugares, valor aproximadamente igual ao existente atualmente”.

Nos pavimentos do Jardim prevê-se a aplicação de lajes de calcário do escarpão, betão decorativo, chapas decorativas, calçada grada de granito e calçada grada de calcário. Todo a pavimentação do Jardim será de nível (sem passeios sobre-elevados), “jogando-se” com cores e contrastes.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário