sexta-feira, 22 de março de 2019

MUNICÍPIO DE TORRES VEDRAS INAUGUROU AGÊNCIA DEDICADA AOS EMPRESÁRIOS

A Agência Investir Torres Vedras foi inaugurada ontem, no Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste – CAERO. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, marcaram presença na inauguração deste espaço que visa atrair investimento para o Concelho.
Na ocasião, o presidente destacou a necessidade de ter uma “visão integrada de todo o ecossistema” empresarial, agilizando processos “para que Portugal se afirme como um país desburocratizado e eficiente na captação de investimento”.
O secretário de Estado da Economia considerou este novo espaço um “bom exemplo para que os territórios possam ter um papel ativo como promotores do crescimento económico”. João Correia Neves salientou ainda a importância das entidades públicas se aproximarem dos empresários, indo ao encontro das necessidades dos mesmos.
A Agência Investir Torres Vedras é um projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras que tem por missão acompanhar todas as formas de investimento no Concelho, sendo responsável pela dinamização do empreendedorismo local e atração de novos investimentos.
Com 10.121 empresas sediadas no Concelho e mais de 400 que, não tendo sede, têm aí o seu estabelecimento, Torres Vedras apresenta um tecido empresarial diversificado, dinâmico e empreendedor em diversos setores económicos. Este novo espaço pretende dar resposta às necessidades dos empresários e investidores, trabalhando em articulação com os serviços municipais e demais entidades, de forma a promover e atrair investimento, designadamente projetos que fomentem a criação de emprego e fixação de empresas no Concelho.
A Agência presta serviços de mediação no âmbito do “licenciamento zero” e de incubação de projetos e negócios, através dos programas de empreendedorismo TORRES INOV-E e EcoCampus e do centro de conhecimento Torres Vedras LabCenter, em articulação com entidades de promoção do investimento no território, nomeadamente o ecoMAR e o SMART FARM COLAB.
Neste espaço vai ainda funcionar o Polo Descentrado do Espaço Empresa, da Comunidade Intermunicipal do Oeste - OesteCIM, um balcão único de atendimento multicanal (presencial, digital assistido e telefónico), destinado a empresários, que apoia na criação e gestão de negócios. Esta é uma medida desenvolvida pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa - AMA e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - AICEP.
Após a cerimónia de inauguração realizou-se uma conferência dedicada ao tema “Torres Vedras: Competitividade e crescimento”, na qual foi apresentado o estudo "O Dinamismo do Setor Empresarial" em Torres Vedras, que se baseia em dados da Central de Balanços do Banco de Portugal. Seguiu-se uma mesa redonda, moderada por Paulo Simões, da OesteCIM, que contou com a participação de Isabel Vaz, do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, de Anabela Raposo, da AICEP, de Ana Abrunhosa, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro - CCDR, e de João Vasconcelos, da Confederação Industrial de Portugal - CIP.
Mais informações sobre a Agência Investir Torres Vedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário