sexta-feira, 22 de março de 2019

Algarve | Em defesa do consumidor

No âmbito da parceria existente entre o Município de Olhão e a Defesa do Consumidor (DECO), estas duas entidades organizam, durante o ano de 2019, os Workshops DECO(IN)Forma, com temas de interesse para os olhanenses e que decorrem na Biblioteca Municipal. Direitos dos consumidores, consumo energético, vendas agressivas, alimentação saudável ou poupanças são alguns dos temas em destaque até ao final de outubro.
A próxima sessão, subordinada ao tema “Saber de cor… os direitos dos consumidores” realiza-se já no próximo dia 25 de março, às 15h00. Neste dia, o público pode ficar a conhecer como fazer as melhores escolhas de produtos e serviços existentes no mercado ou como reclamar e fazer valer os seus direitos.
A 16 de abril, igualmente às 15h00, o tema a abordar é “A saúde a que tem direito”. O direito à informação médica, os cuidados de saúde adequados ao estado clínico, o direito à saúde para as crianças e doentes oncológicos ou as taxas moderadoras, serão assuntos que estarão em cima da mesa.
Em maio, no dia 22, também às 15h00, e no âmbito do Dia Nacional da Energia, a Biblioteca Municipal de Olhão recebe o workshop “Emagreça a sua fatura de energia”. Será abordado o combate aos desperdício com dicas para poupar energia em casa ou para escolher o equipamento mais eficiente do ponto de vista energético.
No final do verão, as sessões da DECO em parceria com o Município voltam, no dia 19 de setembro, às 10h30, com o tema “Vendas Agressivas e Burlas contra Seniores”, incluído na Semana Sénior. Serão abordadas as práticas comerciais desleais, os produtos ‘milagrosos’ ou a melhor forma de nos defendermos de práticas enganosas ou agressivas.
Na Semana da Alimentação Saudável, vamos estar “De olho no rótulo, pela sua saúde”. No dia 16 de outubro, às 15h00, os especialistas da DECO darão a conhecer qual a função dos nutrientes e em que quantidades ingeri-los, como interpretar a rotulagem e qual o significado de cada designação ou saber como identificar as quantidades de acúcar, sal e gordura dos produtos.
Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, no dia 30 de outubro, às 15h00, poderemos conhecer “O essencial sobre a economia pessoal”. Falar-se-á sobre a necessidade ou desejo de consumo, a avaliação dos recursos financeiros e a utilização eficiente e otimizada ou as estratégias a adotar quando existem dificuldades financeiras.
As inscrições para estas sessões são gratuitas mas obrigatórias para o e-mail redesocial@cm-olhao.pt.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário