terça-feira, 9 de abril de 2019

Proença-a-Nova | Biodiversidade e sustentabilidade ambiental encerram o segundo período letivo em Proença-a-Nova



A relevância da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental foram os temas discutidos no último dia de aulas do segundo período no Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, a 5 de abril, no âmbito do programa Eco-Escolas. 

O programa desta iniciativa, que contou com o apoio do Município e do Centro Ciência Viva da Floresta, incluiu palestras, exposições e workshops, entre outras atividades ao longo do dia, com o objetivo de sensibilizar os alunos para as questões ambientais e de preservação da floresta e dos ecossistemas. 

Jorge Paiva, especialista do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, foi um dos convidados desta iniciativa e veio conversar com os alunos do secundário sobre a importância da biodiversidade. Para Jorge Paiva “o planeta é como uma gaiola e as nossas atitudes estão a fazer desaparecer outros companheiros da gaiola”. Esta metáfora serviu para explicar aos alunos a importância das nossas florestas “que são o nosso combustível e sem esse combustível não sobrevivemos”, acrescentou. “Temos de proteger todos os seres vivos, até mesmo aqueles que pensamos que não fazem falta, pois dependemos de todos eles”, concluiu o especialista. 

Pedro Serra e Teresa Carvalheira apresentaram o tema da sustentabilidade, onde falaram sobre o desperdício alimentar patente no seu documentário “Wasted Waste” – ou “Desperdício desperdiçado”, que relata histórias de pessoas que vivem da recolha do desperdício de outros: os freegans. 

Ao longo do dia, estiveram patentes três exposições: “Morcegos às claras”, “Mascote do Charco do CCVF” e “Cadeias Alimentares de ecossistemas da região”, foi ainda promovido um workshop de “Cupcakes de legumes” pelo CCV da Floresta e os jogos da reciclagem pela Associação de Estudantes e foram colocados ninhos elaborados pela Associação de Pais e Encarregados de Educação com materiais reciclados. 


Os nomes das equipas e das estações da XIV Estafeta Escolar, organizada em parceria com o Município, foram inspirados em espécies autóctones. Mais de 200 alunos, divididos em 22 equipas, realizaram por etapas os dez quilómetros que separam Sobreira Formosa de Proença-a-Nova. Quanto a resultados, os vencedores fizeram melhores tempos do que no ano passado: os mais rápidos foram os alunos do secundário da equipa “Alecrim de Campinas” que completaram a estafeta em 40 minutos e 36 segundos; no escalão do terceiro ciclo, a equipa “Coelho Bravo” necessitou de 43 minutos e 31 minutos; a equipa “Gafanhoto” conquistou o primeiro lugar no segundo ciclo com 49 minutos e 47 segundos e, no primeiro ciclo, “Os atletas” completaram a prova em 54 minutos e 37 segundos. 

Com o apoio do Município e do Centro Ciência Viva da Floresta, o programa escolar no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade - Eco-Escolas - pretende reconhecer e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário