terça-feira, 9 de abril de 2019

Município de Cantanhede homenageado pela Liga dos Combatentes



A Liga dos Combatentes de Portugal agraciou o Município de Cantanhede com a Medalha de Honra ao Mérito, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Combatente. Recebeu a insígnia em representação da autarquia o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, no decurso de uma cerimónia realizada no passado dia 6 de abril, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
Contando com a presença de inúmeras personalidades, entre as quais D. Duarte Pio, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Bragança e ex-combatente que honrou a Liga dos Combatentes com a atribuição de uma distinção honorífica, o evento começou com celebração de uma liturgia religiosa presidida por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em Portugal, a que se seguiram as honras militares, os discursos do presidente da Liga, tenente-General Chito Rodrigues e do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e um desfile militar na parada.
As celebrações terminaram com uma romagem ao túmulo do Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha.

Sobre a atribuição da Medalha de Honra ao Mérito Liga dos Combatentes de Portugal agraciou o Município de Cantanhede com a Medalha de Honra ao Mérito, o vice-presidente da Câmara Municipal dedicou “a homenagem a todos os valorosos soldados que foram chamados a combater, nos diferentes cenários de guerra, numa evocação particular aos oriundos do concelho de Cantanhede. A medalha é para eles, como forma de reconhecimento por se terem batido abnegadamente pelo país, alguns com o sacrifício da própria vida”.
Pedro Cardoso lembrou a propósito que “o Município de Cantanhede não se poupou a esforços para manter viva a memória desses soldados, o que aliás foi evidente na celebração do Centenário do Armistício da Primeira Grande Guerra e outras ações, bem como no apoio dado a todos os grupos de combatentes, de forma especial ao Núcleo da Liga dos Combatentes do concelho de Cantanhede”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário