terça-feira, 14 de maio de 2019

Figueiró dos Vinhos | Exposição de fotografia “Os Indesejados: o refúgio interdito numa anti-Europa” em Figueiró dos Vinhos


Integrada na programação do Festival Literário Internacional do Interior - FLII Palavras de Fogo, encontra-se patente até dia 28 de maio, na Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, a exposição de fotografias de Bruno Simões Castanheira intitulada «Os Indesejados: o refúgio interdito numa anti-Europa». 
--
“Mais de um milhão de refugiados chegaram à Europa em 2015, o maior fluxo migratório para a Europa desde a II Guerra Mundial. São em grande parte oriundos da Síria, do Iraque e do Afeganistão e a maioria chegou por mar através da Grécia. Milhares morreram na travessia, fugindo da guerra, da perseguição e da miséria.

Ao chegarem deparam-se com perseguições policiais, políticas xenófobas e fronteiras fechadas: gente que deixou de ser vista como gente. Os pilares da construção europeia caíram por terra. É uma Europa que se encerra em nacionalismos antigos e aceita o desrespeito pela humanidade. A crise humanitária vai prosseguir enquanto as guerras na Síria e no Iraque continuarem a ceifar vidas. E enquanto a Europa e os europeus permitirem abdicar dos seus valores fundamentais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário