terça-feira, 14 de maio de 2019

Religião | Ecumenismo, populismo, migrações, violência, inclusão, pobreza, debatidos por líderes ecuménicos em Roma

Líderes dos Conselhos Ecuménicos Nacionais da Europa, estiveram reunidos em Roma entre os dias 6 e 9 de maio, para o encontro europeu anual promovido conjuntamente pela CEC – Conferência das Igrejas da Europa e a Federação das Igrejas Protestantes de Itália.


Vários especialistas falaram sobre a realidade de Itália e da Europa, nomeadamente a Profª Debora Spini, que partilhou sobre o atual momento e sua complexidade e a importância do papel da Igrejas ecuménicas que dão testemunho vivo de criação de pontes de unidade numa sociedade dividida. O Revº Luca M. Negro, Presidente da Federação Protestante de Itália, falou sobre as Igrejas Protestantes, num país Católico Romano.

O novo Diretor Nacional para o Ecumenismo e Diálogo Intereligioso da Conferência Episcopal Italiana, Revº Giuliano Sovina, teve uma intervenção apaixonada, dizendo claramente que na atualidade viver a Fé implica dialogar e conhecer o outro. No seu entender, as pessoas em geral, cada vez mais vão querer fazer parte de Igrejas que sejam sinal de unidade na diversidade. Referiu o “inverno ecuménico” que caracteriza o presente, testemunhando que devemos continuar a acreditar, apostando no caminho da unidade e que muito está a germinar, invisível aos nossos olhos, mas que brotará numa primavera próxima.

Entre outras comunicações sobre os temas do evento, destacou-se a intervenção da jovem Angelita Tomasseli,,da Igreja Valdense e atual Presidente do Conselho Ecuménico da Juventude da Europa, que falando sobre a juventude, referiu o ecumenismo na ação do dia a dia, que acontece nas instituições académicas, por exemplo. A pluralidade dos nossos dias fazem com que o ecumenismo aconteça de muitas maneiras. Sugeriu que se repense formas mais criativas de chegar aos jovens e dessa forma ajudar nas respostas que muitos procuram.

Visitar Roma e seus lugares belos e históricos e o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, onde tivemos oportunidade de falar pessoalmente com o atual Secretário e partilhar o desejo de que mais Igrejas integrem o Conselho Português, nomeadamente a Igreja Católica Romana, facto que atualmente já acontece em mais de dezena de países da Europa, foi um tempo de grande aprendizagem e enriquecimento cultural, bem como o fortalecimento da amizade e companheirismo entre os participantes que, a par da excelente gastronomia de Roma, são ingredientes fundamentais no ecumenismo de vidas, e para a vida. Polónia acolherá a próxima reunião, em maio de 2020.


Sérgio Alves, Rev.
Representante do COPIC no ENCC desde o ano 2016
 
Facebook: copicconselho.cristas
Conselho Português de Igrejas Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário