O 18º Congresso Europeu de Medicina Interna vai realizar-se de 29 a 31 de agosto de 2019, no Centro de Congressos de Lisboa, sob a égide da European Federation of Internal Medicine. Esta iniciativa tem Luís Campos, internista e membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, como presidente da comissão organizadora.
Segundo o internista, “este congresso representa, por um lado, o reconhecimento da Medicina Interna portuguesa como uma referência no contexto médico europeu, e, por outro, a possibilidade de tornar Lisboa um porto de confluência dos internistas de todos os continentes e um espaço de convergência da diversidade da Medicina Interna”.
Sobre o tema central desta edição, que se vai focar na inovação nos cuidados de saúde e novas oportunidades para a Medicina Interna, Luís Campos refere que “a escolha desta temática se deve ao facto da evolução demográfica, da tendência para a super especialização e do aumento dos custos no setor da saúde, no seu conjunto, estarem a fomentar a necessidade de encontrar um especialista com as caraterísticas de um internista, que consegue olhar para a pessoa de uma perspetiva holística e cuidar dos doentes crónicos no seu amplo espectro de complexidade e gravidade”.
Para além deste, serão abordados temas como a criação de departamentos de Medicina, a cogestão de doentes cirúrgicos, a hospitalização domiciliária, a medicina ambulatória e a integração de cuidados, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário