segunda-feira, 5 de agosto de 2019

COMUNICADO DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE - PISCINAS DE SÃO PEDRO DE MOEL E AREIA DA PRAIA



Na sequência do esforço que temos feito ao longo de 2018 e 2019 em múltiplas reuniões com o anterior secretário de estado do Ambiente, com a Comissão Parlamentar do Ambiente, com a Secretária de Estado do Ordenamento do Território, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), proprietários das Piscinas de São Pedro de Moel e, em Maio deste ano, com o novo Secretário de Estado do Ambiente, convidei a APA para, mais uma vez, numa visita ao nosso concelho, ver in loco os problemas que enfrentamos na Marinha Grande.
Um dos assuntos mais prementes são as Piscinas de São Pedro de Moel, pelo que entendi convidar a estarem presentes os proprietários das mesmas, numa reunião que decorreu esta quinta-feira, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, com o objetivo de chegar a um consenso final sobre a reconstrução das piscinas.
No decorrer dos contactos estabelecidos, temos pedido à APA para englobar todo o território das praias da Marinha Grande sob a jurisdição de uma única Administração Regional Hidrográfica (ARH), ao invés do que até agora acontecia, em que a jusrisdição cabia numa parte das praias à ARH Tejo e no restante à ARH Centro. Recentemente a APA atendeu às nossas pretensões e atualmente todo o território das praias do nosso concelho está sob jurisdição da ARH do Centro.
Na passada quinta-feira, na reunião com os proprietários das Piscinas, o Grupo Oliveiras, e com a APA conseguimos criar um compromisso entre todos por forma a chegar-se a uma solução arquitetónica que permita resolver este impasse, estudando um novo projeto acompanhado pela ARH Centro e técnicos da Câmara Municipal, que possa ser uma solução definitiva que viabilize a recuperação das Piscinas de São Pedro de Moel, tão importantes para este local, para o nosso concelho e para a nossa região.
Ainda relativamente à falta de areia em São Pedro de Moel, estamos também a tentar encontrar uma solução mais rápida do que aquilo que foi projetado pelo Governo, a

introdução das areias no mar da Figueira da Foz (com o objetivo de que as marés tragam as areias para sul, abrangendo as nossas praias).

Continuarei empenhada, como desde o primeiro momento, na resolução destas situações, em nome do superior interesse do nosso concelho.

A Presidente da Câmara
Cidália Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário