A Câmara Municipal de Cantanhede vai avançar em 2020 com um programa de requalificação da rede viária que ascende a mais de sete milhões de euros. Trata-se de um investimento que contempla a aplicação de tapete em estradas de todas as freguesias e que será executado nos próximos dois anos, através de empreitadas a adjudicar para o efeito ou por administração direta, neste caso com recurso aos meios técnicos e equipamentos de que a autarquia dispõe num setor próprio do Departamento de Obras e Urbanismo.

Entretanto, o executivo camarário liderado por Helena Teodósio acaba de aprovar e vai submeter à próxima Assembleia Municipal, em 18 de Dezembro, a contratualização de um empréstimo de 3,2 milhões de euros destinado exclusivamente à reabilitação de pavimentos viários e obras acessórias, deliberação que, por imposição legal, contém a lista das estradas onde aquela verba será aplicada nos próximos dois anos. Mas, além destas, o Município de Cantanhede tem já em curso ou prepara-se para adjudicar outras empreitadas no âmbito do programa de requalificação da rede viária, neste caso libertando para o efeito recursos financeiros próprios, o que, somado ao valor do empréstimo, mais a despesa prevista por administração direta e as verbas provenientes de fundos comunitários, corresponde a um investimento global superior a sete milhões de euros.

Na sequência do diagnóstico exaustivo às condições de todas as vias do concelho, foi feito o planeamento das obras a realizar de modo a resolver mais rapidamente a situação das estradas com maior índice de degradação, estando desde já previsto que algumas que vão ter de aguardar pela conclusão de outro tipo trabalhos que envolvem a abertura de valas nos pavimentos, nomeadamente ao nível do saneamento, da rede de distribuição de água e da instalação de cabos de fibra ótica.

O tipo de intervenções a realizar é idêntica para a generalidade das vias incluídas no programa de requalificação da rede viária, o qual, salvo uma ou outra situação particular com exigências específicas, contempla a aplicação de novo tapete betuminoso com ou sem fresagem do pavimento existente. Outra aposta forte será o reforço da sinalização horizontal e vertical, merecendo especial atenção as escolas e zonas pedonais, onde serão intensificados os mecanismos propícios a disciplinar a circulação do trânsito nas suas imediações.

É de salientar que o Município de Cantanhede, o maior do distrito de Coimbra, tem uma vasta rede interna de estradas onde pontificam alguns eixos viários estruturantes na acessibilidade às várias zonas do território. Com o investimento na sua qualificação o executivo camarário cantanhedense pretende acentuar as vantagens de um fator que, reconhecidamente, favorece o processo de desenvolvimento económico e social, uma vez que facilita a mobilidade rodoviária de diferentes locais para as importantes vias rápidas que atravessam o concelho, designadamente a A1, a Nascente, a A17, a Poente, e a A14, a Sul.