sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Barcelos | IPCA comemora 25 anos com um conjunto de atividades


O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebra no dia 19 de dezembro o seu 25º aniversário. Esta data fica marcada com uma semana de atividades organizada pelas Escolas (docentes, estudantes e funcionários) e Unidades da Instituição.

As festividades do Dia do IPCA iniciam-se no sábado, dia 16, com a “Corrida dos 25 Anos IPCA – III Légua | Gestos que fazem a diferença”, um evento de cariz solidário sendo que as receitas revertem a favor do Fundo de Emergência do IPCA.

No dia 16 de dezembro, começa no Polo de Vila Nova de Famalicão a Design Sprint Week, conversas sobre os processos do design com oradores de várias empresas: YouOn; Prozis, Farfeth e Rio Ave Futebol Clube. No Campus, da parte da tarde, decorre o workshop de Scratch que pretende fomentar o gosto pelo desenvolvimento de videojogos nos jovens do ensino secundário, e a inauguração da Exposição de Fotografia dos 22 anos da Escola de Gestão.

O dia 17 fica marcado pela realização do II Sarau Cultural dinamizado pelos alunos do IPCA assistidos por mais de 130 seniores de várias associações de Barcelos. Uma iniciativa de cariz cultural e artístico que pretende promover a ligação da comunidade estudantil do IPCA com a comunidade sénior da região. Ainda no Campus, acontece a Oficina do Brinquedo com o objetivo realizar a adaptação de brinquedos eletrónicos às necessidades de crianças com dificuldades motoras, apoiadas pela Associação de Pais e Amigos das Crianças (APAC). No Polo de Guimarães, decorrem as “Conversas com vida na ETESP: Conto-te como foi...o resto tu decides” com a presença de Alumni do IPCA.

A 18 de dezembro o IPCA recebe o Mercado Solidário de Natal e serão inauguradas as exposição da Escola de Design (Design Gráfico, Design Industrial e Ilustração). O Polo de Famalicão recebe o TESP MoonSet, um evento que promete muita animação com Dj´s e atuação da Tuna Académica do IPCA.

No dia 19 as celebrações têm início com a Sessão Solene, com uma surpresa a todos os presentes na abertura oficial, seguidas das intervenções do Presidente do Conselho Geral do IPCA, da Presidente do IPCA, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, do Presidente do CCISP, do Presidente da Associação Académica e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Após as intervenções e entrega de prémios aos estudantes do IPCA como forma de incentivar e estimular o bom desempenho académico, com o contributo do Banco Santander Universidades e um conjunto de empresas e entidades da região, tem lugar uma homenagem institucional ao Professor Doutor João Carvalho com a apresentação do livro “Em Memória de João Carvalho: Estudos sobre Política, Finanças e Contabilidade Pública”. Segue-se um almoço solidário com toda a comunidade académica que contribuiu com a doação de bens alimentares a favor da loja social do IPCA e de instituições sociais de Barcelos.

As comemorações do Dia do IPCA terminam com a Gala dos 25 anos do IPCA, com a presença de dirigentes, docentes, funcionários e convidados externos.

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário