Ser luz de Deus no mundo foi a mensagem que o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, transmitiu aos presentes na cerimónia de partilha da Luz da Paz de Belém. Na noite de 16 de Dezembro, mais de 200 pessoas juntaram-se na Sé Velha, em Coimbra, para receber a luz que fez mais de 6 mil quilómetros até ali, com o objetivo de a levarem para partilhar com os seus familiares, vizinhos, amigos, nas suas localidades por toda a Diocese, colocando-se ao serviço até que todos os corações estejam acesos, numa luz que ilumine toda a Terra.
Na presença de representantes de 34 agrupamentos de escuteiros da Região de Coimbra, 3 núcleos de antigos escuteiros da Fraternidade Nuno Álvares, da Cáritas Diocesana de Coimbra, do Comando Distrital da PSP de Coimbra e dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, o Bispo lembrou que a “luz de Cristo não é apenas a luz que se vê com os olhos do corpo”, mas também através dos “olhos do espírito”.
Face o papel presente que os jovens assumem na Igreja, foi entregue a cada uma das secções do Corpo Nacional de Escutas uma missão: aos Lobitos (6-10 anos), com a sua genuinidade e alegria, foi pedido que entregassem a Luz à Caritas Diocesana de Coimbra; aos Exploradores (10-14 anos), corajosos e curiosos, ficou a missão de difundir a Luz aos Bombeiros Sapadores de Coimbra, verdadeiros exemplos de coragem da humanidade; aos Pioneiros (14-18 anos), fruto da sua capacidade de acolhimento, foi pedido que partilhassem a Luz com a PSP de Coimbra, entidade com uma missão contínua de segurança da cidade; e aos Caminheiros (18-22 anos), onde o agir passa a ser palavra de ordem, coube a missão de transmitir a Luz ao Clube da Comunicação Social, para que também possam ser ação na transmissão da palavra amor.
Com o objetivo de difundir a luz por milhares de casas em todas as paróquias da Diocese, o Bispo de Coimbra desafiou cada um dos presentes a acompanhá-la com o seu “testemunho de fé, alegria e gosto de viver”, para que este natal não seja apenas feito de luzes exteriores.
D. Virgílio Antunes terminou a sua mensagem ao explicar que esta partilha de algo “mais sério e mais profundo que temos no coração”, não é mais do que “a presença de Deus, por meio de Cristo, que se figura na Luz da Paz de Belém”.
Partilhada desde 1986, a Luz da Paz de Belém teve a sua origem na Áustria numa iniciativa conjunta entre a televisão pública e os escuteiros Austríacos, como parte de uma campanha de solidariedade para crianças com dificuldades. Todos os anos, uma criança austríaca é escolhida para recolher a Luz na Gruta da Natividade, em Belém, igreja marcada como local de nascimento de Jesus, para que depois seja partilhada numa eucaristia. Através da sua difusão pelos escuteiros e guias de inúmeros países, que ali se deslocam todos os anos, permite-se, desta forma, que hoje a Luz seja partilhada à escala mundial.