quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Tempestade Elsa vai piorar durante a tarde e coloca 9 distritos em risco Extremo

Árvore de Natal destruída em Chaves. Fotografia: Luís Batista
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou os avisos e colou nove distritos em alerta vermelho, para esta quinta-feira.
O IPMA emitiu um aviso vermelho para os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à chuva “forte e persistente, podendo ser acompanhado de trovoada”, refere em comunicado.
Este aviso entra em vigor entre as 12:00 e as 21:00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo. No Porto e em Aveiro, o aviso de risco extremo estará em vigor entre as 15:00 e as 21:00.
Devido à previsão de rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora, o mesmo instituto colocou ainda sob aviso vermelho os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.
O vento poderá atingir velocidades de 140 quilómetros por hora nas terras altas, entre as 18:00 de hoje e as 03:00 desta sexta-feira.
Sob aviso laranja para precipitação, vento ou agitação marítima, que estará em vigor em diferentes períodos até sábado, vão estar os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga.
No aviso do IPMA relativo ao vento forte que irá soprar, nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 e os 130 quilómetros por hora.
Apenas o distrito de Évora estará sob aviso amarelo, para precipitação e vento.
Fonte: bombeiros24

Nenhum comentário:

Postar um comentário