quinta-feira, 28 de março de 2019

Projeto da Escola Técnico Profissional de Cantanhede apurado para a final do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio



O projeto Brocup apresentado pelo curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede foi o vencedor do concurso municipal de empreendedorismo que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, em 27 de março, no âmbito da sexta edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC).
A tecnologia desenvolvida pelos discentes daquele estabelecimento de ensino consiste num copo com um chip embutido com um sensor de proximidade. O portador do copo tem assim, a possibilidade de criar uma conexão entre uma rede social e o copo, quando esta conexão for criada, terá a opção de estabelecer uma amizade instantânea na rede social que escolheu. Ao conectar o copo, o mesmo irá, através da conta, colocar um like e partilhar a página da empresa promotora do evento, com o objetivo de divulgar o conhecimento da mesma. A grande inovação deste produto prende-se com o facto do mesmo facilitar interações sociais, entre pessoas no mesmo evento.

A fase concelhia do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio decorreu ao abrigo do programa “Educação Empreendedora nas Escolas” promovido pela CIM-RC e envolveu a participação de cerca de 40 alunos e 8 docentes de duas escolas do concelho de Cantanhede, designadamente a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede e a EB/Secundária João Garcia Bacelar – Tocha. Inicialmente foram apresentadas 11 ideias de negócio, 10 das quais disputaram a final municipal.


O projeto vencedor, Brocup foi desenvolvido pelos alunos Geisel Silva Machado, David Bronze Lameiro e Francisco Domingues Batista do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, orientados pelo professor Micael Teixeira, irá à final intermunicipal da CIM – Região de Coimbra, que se realiza nos dias 06 e 07 de abril, em Oliveira do Hospital, num registo de BOOT Camp.
Na sessão de apuramento municipal realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede esteve presente Pedro Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação, que abriu os trabalhos com uma mensagem de incentivo e confiança aos jovens participantes. Na ocasião, o autarca sublinhou “a importância da educação para o empreendedorismo no processo educativo, e o interesse do desenvolvimento deste tipo de projetos e construção de ideias, de forma participada pelos alunos, tendo presente que são desafiados a avaliar oportunidades, a mobilizar recursos, a assumir riscos e a concretizar iniciativas diferenciadas e de sucesso”.
Segundo Pedro Cardoso “este concurso constitui mais uma oportunidade para as escolas promoverem junto dos alunos uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, inovação, criatividade, organização, planeamento, liderança, trabalho em grupo, responsabilidade, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outras.
O Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio visa sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, proporcionando-lhes uma experiência em ambiente competitivo, promovendo o trabalho em equipa e o espírito de iniciativa e dinamismo nos concelhos envolvidos no projeto. O objetivo central é a angariação de ideias de negócio de diversos sectores de atividade, que tenham viabilidade económica, social e ambiental. Apesar de não se perspetivar que, as ideias apresentadas tenham como consequência imediata o desenvolvimento de um negócio/criação de empresa por parte da equipa que a apresenta, pretende-se que seja demonstrada a exequibilidade prática e o potencial dos projetos em causa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário