terça-feira, 21 de maio de 2019

Coimbra em Lisboa para participar no Portugal Smart Cities Summit 2019

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai participar no Portugal Smart Cities Summit 2019, que se realiza na Feira Internacional de Lisboa (FIL), de 21 a 23 de maio, e é o maior evento sobre cidades inteligentes.
No expositor da autarquia (Pavilhão 1, 1B19) vai ser apresentado um dos dois novos miniautocarros elétricos que vão reforçar em breve a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Ao todo são três dias de evento, 11 conferências e mais de 100 oradores nacionais e internacionais, para além dos expositores da mostra tecnológica com o que de melhor se faz em Coimbra e em Portugal.
A inauguração do Portugal Smart Cities Summit 2019 acontece no dia 21 de maio, pelas 09:00, e vai contar com a presença do presidente da CM Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado. O edil vai também participar como orador na sessão de abertura da Cimeira dos Autarcas, pelas 09h30 que contará ainda com as presenças do secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, e do presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos.
De seguida vai ser inaugurado o expositor da CM Coimbra. Nesse espaço vão ser
apresentadas algumas tecnologias utilizadas no município, nomeadamente os painéis eletrónicos com informação de horário dos SMTUC em tempo real; a integração tarifária; o sistema de telemetria nos contadores da Águas de Coimbra; a manutenção preditiva para a gestão da frota dos SMTUC; e a rede wifi Coimbra +, entre outros.

Neste expositor a CM Coimbra decidiu também dar espaço ao que de melhor e mais inovador se faz na cidade, ajudando à promoção de seis startups instaladas no Instituto Pedro Nunes (IPN). Assim, a YOUSHIP; IHCARE; MOVTZ; PRIMELAYER/ SPACELAYER; TUU/ BUILDTUU; e MATEREO; vão também participar no evento e estar presentes no stand da CM Coimbra.
Durante a manhã do dia 21 de maio, a CMC vai apresentar no seu expositor um dos dois novos miniautocarros elétricos que em breve vão reforçar a frota dos SMTUC. Este investimento superior a 630 mil euros prossegue a aposta de renovação da frota comveículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental. A lotação total será de 19 pessoas e estes miniautocarros estão adaptados para poderem percorrer a Linha Azul, do Centro Histórico, mas também para o serviço de Ecovia.
Este procedimento surge na sequência da mesma candidatura da CM Coimbra ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), aprovada na reunião de Câmara de 23 de janeiro de 2017, para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, cujo contrato foi assinado pelo presidente da autarquia numa cerimónia que decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, a 21 de julho de 2017.

A CMC, nos últimos cinco anos tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que se traduziu num reforço de mais de 40 autocarros (sendo 2 híbridos e 10 elétricos), num investimento de cerca de 9 milhões de euros, para além de suportar integralmente o custo social dos transportes que é superior a outros tantos 9 milhões de euros anuais.

Em outubro de 2018 a autarquia submeteu mais uma candidatura ao PO SEUR, para a aquisição de cinco autocarros e nove miniautocarros elétricos, respetivos sistemas de carregamento e serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados. Esta candidatura representará um investimento total estimado de mais seis milhões de euros.

NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário