terça-feira, 21 de maio de 2019

Castelo de Paiva, | COM INDUSTRIA, ARTESANATO, VINHOS, PETISCOS E ANIMAÇÃO MUSICAL - IX MOSTRA DE ACTIVIDADES DE S. MARTINHO VOLTOU A EVIDENCIAR DINÂMICA DA FREGUESIA


Trata-se num rotundo sucesso a IX Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, um certame local que decorreu no passado fim de semana, organizado da Junta de Freguesiade S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que voltou a ter boa adesão de visitantes e realizada no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.

A abertura do certame aconteceu na tarde de Sábado, seguindo-se depois o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se mais tarde a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, do reverendo Padre Fernando Sérgio, e do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, dos vereadores José Manuel Carvalho, Antonio Rodrigues e Paula Melo, e do presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, que voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.

Depois da intervenção de boas vindas do presidente do Rancho Folclórico e do Presidente da Junta de Freguesia, o edil paivense realçou o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia de S. Martinho.

Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio e insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o presidente Gonçalo Rocha referiu também que é, com acções deste nível,  que se potenciam dinâmicas empresariais e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis, realçando depois, a pujança empresarial que a freguesia de S. Martinho apresenta ao nivel da actividade artesanal dos cobres artisticos, um sector em franco crescimento, com bom índice de empregabilidade, e que representa já um referencial importante na economia do concelho e no volume de exportações anual.
Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, mostrando-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho tenha voltado a registar um bom nível de adesão, o responsável municipal também deixou uma palavra de reconhecimento para oRancho Folclórico de S. Martinho que continua a apresentar uma dinâmica notável, assumimdo-se como uma referência muito positiva na cultura paivense.
Destacando que esta actividade favorece o desenvolvimento da freguesia, Francisco Silva,presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, mostrou-se orgulhoso pela organização do evento, ajudando a valorizar aquilo que a freguesia tem de bom, a criar riqueza e potenciar negócios, dando um contributo para um futuro melhor para todos, população e empresas locais.
Por outro lado, depois de agradecer a presença dos expositores e enaltecer a parceria estabelecida com o rancho folclórico, o autarca de S. Martinho referiu que, esta actividade também promove a freguesia em termos turísticos, sendo necessário, na sua opinião, atrair mais investimento, criar projectos que promovam atractividade, de forma a alavancar o turismo e fixar as pessoas numa terra que tem potencial.
Durante a noite registou-se a actuação do Agrupamento Musical Sound +, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que voltou a atrair boa adesão de visitantes.
Já no dia de Domingo, o evento prosseguiu logo pela manhã com uma demonstração de Karaté Shotokan, seguindo-se a abertura das tasquinhas e, desde logo, com uma jornada de grande animação durante a tarde, concretizando-se o desfile e actuação do Rancho Folclórico de S. Martinho, bem como a participação da Festa Total com Ricardo Ramalho, que garantiu um animado bailarico até à hora do encerramento .
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, registou-se neste certame a presença de mais duas dezenas de expositores, com a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da organização da Junta de Freguesia de S. Martinho e do Rancho Folclórico local, voltou a contar com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário