No dia em que Vieira de Leiria comemorou o 34º aniversário da sua elevação a vila, no passado dia 14 de julho, a Câmara Municipal da Marinha Grande realizou o descerramento da placa toponímica de “Albino Reis Paulo” no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Vieira de Leiria.
A cerimónia simples, mas bastante emotiva, juntou entidades locais, família e amigos do homenageado natural de Vieira de Leiria, que fica agora perpetuado naquele equipamento municipal, pela sua ligação ao desporto.
A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, salientou que a importância de “perpetuar o nome de Albino Reis Paulo, por tudo aquilo que ele fez ao longo da sua vida, por toda a sua dedicação à causa pública e pelo reconhecimento que este concelho tem”.
Uma dos três filhos de Albino Reis Paulo, Ricardo Paulo, recordou que “é do conhecimento de todos a dedicação do meu pai à causa pública, sempre pautada pelos valores da liberdade e democracia, valores que sempre nortearam a sua vida”.
“Natural de Vieira de Leiria, dedicou toda a sua vida a causas com as quais se identificava e pelas quais lutava, de forma empenhada em prol do desenvolvimento e do progresso do concelho”, sendo “inegável a sua ligação ao desporto e o seu empenho no desenvolvimento da prática desportiva”, continuou. Como tal, “não poderíamos estar mais orgulhosos pelo espaço escolhido para a memória do meu pai”, admitiu Ricardo Paulo.
Albino Reis Paulo foi licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e sempre se entregou, de alma e coração, à promoção da prática desportiva como complemento à “aquisição de hábitos de vida saudáveis, não se limitando aos seus alunos na experiência quotidiana, mas estendendo a sua influência a todos os que o rodeavam.
Foi ainda Vereador da Câmara Municipal da Marinha Grande com os pelouros de Turismo e Desenvolvimento Desportivo, Secretário da Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, Tesoureiro da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e Deputado da Assembleia Municipal do Concelho da Marinha Grande, além de ter exercido outros cargos diretivos de relevo social, cultural e desportivo em Associações locais e regionais.
Por ter sido um “cidadão empenhado no desenvolvimento e progresso do Concelho, insigne Vieirense, que ao desenvolvimento da atividade física”, do desporto, da cultura e da cidadania dedicou parte da sua vida, “homem simples e dedicado ao serviço das causas que abraçava”, a Câmara Municipal reconheceu ser justa e merecida esta distinção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário