terça-feira, 10 de setembro de 2019

Évora | Semana Europeia da Mobilidade apela à Caminhada


A Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que vai na sua 18ª edição, irá ter, este ano, como tema central o apelo à caminhada – Caminha Connosco. A iniciativa, que decorre de 16 a 22 de setembro, culminando com o Dia Europeu Sem Carros, pretende evidenciar que “Caminhar e pedalar em segurança” traz múltiplos benefícios ambientais, financeiros, ao bem-estar e à saúde dos cidadãos.

Esta edição, com o tema inspirador “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Caminha connosco” pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao Ambiente, como também à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis.

A SEM é uma campanha europeia que desde 2002 procura melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável, incentivando a adesão de municípios.

Em Évora, a Câmara Municipal volta a estar empenhada na participação da população do concelho nesta iniciativa, estando previstas uma série de iniciativas devidamente enquadradas com o tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade. Do vasto programa de eventos, destaque, naturalmente, as inúmeras caminhadas, orientadas pelo grupo Caminheiros de Évora, de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 20h15 ou o apelo a uma caminhada de 30 minutos antes do início da jornada de trabalho.

A Semana Europeia da Mobilidade será ainda assinalada em Évora com a realização de passeios pelas Bicas e Chafarizes de Água (segunda-feira), Ciclovias e Ecopistas de Évora (terça-feira), pela Promoção da Saúde Mental (quarta-feira), Caminhe com um Doutor (quinta-feira), Passeio de Bicicleta na Malagueira - Homenagem Arq. Sisa Vieira (sexta-feira) e Caminhada num bosque Urbana de Montado – Alto dos Cucos e Caminhada das Arvores, UV Alerta (sábado).

Do programa da SEM, que inclui atividades do Bikévora, destaque ainda para a Crono Rampa do Cenáculo (sábado), Caminhada das Escolas para a Família, Pedalar em segurança com a GNR, PSP, CME, ACAM - Passeio bicicleta Ecopista até Graça do Divor e a Rota dos Cromeleques, tudo isto no domingo, dia 22.

Para além de organizar uma semana de iniciativas que tem em conta o tema deste ano, no domingo dia 22 setembro, será realizado o Dia Sem Carros em Évora na Rua Elias Garcia, rua que será aberta exclusivamente para os pedestrianistas, ciclistas e transportes públicos.

No fim-de-semana seguinte, 28 e 29 de setembro, estão ainda previstas atividades do Bikévora, nomeadamente: Bikekids e Passeio Noturno (sábado) e Passeio da Familia e Circuito UCA União Ciclismo de Évora (domingo).

Na sequência da SEM, a Câmara Municipal de Évora irá continuar a implementar medidas permanentes tais como: a colocação de sinalética de informação “Respeita o Ciclista”; colocação de pilaretes para circulação segura a pé em vários locais tais como na ciclovia na zona de entrada da Escola Manuel Ferreira Patrício; serão pintadas as passagens para ciclistas na zona da ciclovia da Escola Severim de Faria; será anulado um lugar de estacionamento na zona do Arco Romano na R. de Dona Isabel, alargando assim a zona para caminhar criando visibilidade e segurança para quem circula a pé; continuação das pinturas de passadeiras em várias zonas, entre as quais a zona do Circuito de Manutenção do Alto dos Cucos; estão planeadas, no âmbito das ações permanentes da SEM, a plantação de árvores para conforto térmico que acontecerão em Novembro para incentivo e melhoria das deslocações a pé ou de bicicleta em vários locais, tal como a avenida do escurinho, parte da ciclovia da Severim de Faria; continuação de rampeamentos e acessos suaves aos passeios.

De salientar o enorme êxito da campanha nacional de 2018, com um total de 95 municípios participantes, a maior adesão desde a estreia desta campanha em 2002. O envolvimento e compromisso locais são imprescindíveis. Refira-se ainda que Portugal instituiu, de forma pioneira, o dia 12 de abril como Dia Nacional do Ar, desenvolvendo para o efeito a campanha nacional “por um país com bom ar”, coordenada pela APA, com o objetivo de sensibilizar a população para a mudança de comportamentos com vista à preservação da boa qualidade do recurso AR.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Évora conta com o apoio dos seguintes parceiros: Junta de Freguesia da Malagueira (União); PSP; GNR; CIMAC; CCDR; IPDJ; Universidade de Évora; DGESTE; ACES; USP; UCC; Agrupamento de Escola Gabriel Pereira; Agrupamento de Escola Andre de Gouveia; Agrupamento de Escola Manuel Ferreira Patrício; Agrupamento de Escola Severim de Faria; Infraestruturas de Portugal; FEA; ACAM; GARE; BTT Malagueira; Metalentejo; Grupo Caminheiros de Évora e Deco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário