terça-feira, 10 de setembro de 2019

Proença-a-Nova | Hábitos saudáveis e bem-estar em destaque na iniciativa “Saúde em Primeiro Lugar”


“Mexa-se pela sua saúde” é o slogan da iniciativa Saúde em Primeiro Lugar que se realiza a 14 de setembro, no Centro Ciência Viva da Floresta, e que promove, pelo segundo ano consecutivo, hábitos diários que podem ter um impacto positivo na qualidade de vida da população em geral. Promovido pela União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, com o apoio do Município de Proença-a-Nova e do Centro Ciência Viva da Floresta, este será um dia inteiramente dedicado à saúde com workshops, palestras, rastreios e animação infantil de participação gratuita. 

Entre as novidades deste ano está o Espaço Bem-Estar com a participação da Clínica Fisiart – Saúde e Beleza, da Patrícia Esteves – Beleza e Bem-estar, do Centro de Fitness Força e Saúde FG e o SBV - Suporte Básico de Vida dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, com propostas dedicadas à estética e aos cuidados com o físico. Outra estreia será o Espaço Infantil com a peça de teatro “Chefe Sebastião” sobre alimentação saudável, protagonizada pelos Váatão e que terá lugar às 15h. 

É também a partir dessa hora que se iniciarão as palestras no Auditório Mariano Gago. A primeira terá como tema “Stress na atualidade” abordado pelo médico fisiatra João Manuel Pires da Silva. “Saúde do idoso no seu domicílio” será o assunto trazido por Joana Leme, médica assistente Graduada em Medicina Geral e Familiar e o nutricionista Rui Alves fará uma apresentação sobre “Alimentação – problemática nos nossos dias”. No final das palestras haverá um showcooking apresentado pela nutricionista Célia Lopes com dicas saudáveis para combater a hipertensão arterial. O dia termina com uma aula de ginástica aberta a todos os que queiram participar, com a colaboração dos professores de desporto Nuno Alves e Gonçalo Farinha. 

Ao longo do dia, entre as 11h e as 19h, serão realizados diversos rastreios gratuitos, entre eles rastreio cardiovascular – que inclui tensão arterial, pulsação, saturação do oxigénio no sangue, glicemia, colesterol, perímetro abdominal, parâmetros de bioimpedância, com a colaboração dos médicos Ricardo Pires e Maria João Miguel, das enfermeiras Filipa Gonçalves, Ana Filipa Alves e Cláudia Gonçalves, do técnico de saúde e terapêutica, Carlos Dias, e os professores de desporto Nuno Alves e Gonçalo Farinha. Serão realizados também rastreios de saúde visual com a participação da optometrista Ana Jacinto e saúde oral com o médico dentista Raunan Romanini. 

A entrada é gratuita e tem transporte igualmente gratuito, bastando fazer a inscrição presencialmente na sede da Junta de Freguesia, através dos contatos 274 671 780, 965425817 ou do e-mail juntafregpnova@sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário