sábado, 4 de janeiro de 2020

Menina de 12 anos morreu depois de receber alta em urgências da CUF

Resultado de imagem para Menina de 12 anos morreu depois de receber alta em urgências da CUF
Observador
Uma menina de 12 anos recebeu alta nas instalações da CUF, voltou a casa e no dia seguinte foi levada de emergência para o Hospital Garcia de Orta, onde acabou por morrer. A CUF admite ter aberto um inquérito interno.
O caso aconteceu dias antes do natal. Leonor, de 12 anos, foi atendida duas vezes no hospital CUF em Almada. O hospital privado abriu um inquérito interno e removeu a médica que deu alta à menor das escalas de urgência. Após ter recebido a alta, a família da paciente chamou o INEM, que a levou para o Garcia de Orta, onde Leonor acabou por morrer.
É o Público que avança este sábado com a história. A mãe da criança, Alexandra Martinho, escreve, numa publicação de Facebook, que tudo terá começado com um "jeito às costas".
"Ela desdramatizou o caso porque diz que foi a pôr a mochila (que andava sempre extremamente carregada) ao ombro e que tinha sentido apenas uma pontada. Ainda foi à aula de dança e ao almoço queixou-se que lhe estava a doer mais", conta a mãe da menina. No dia seguinte, segundo conta, dirigiu-se com a filha ao hospital CUF do Monte da Caparica. Na unidade de saúde, após observação e análises, a criança foi medicada para um problema muscular, com a indicação de que levaria entre três e cinco dias a ser sanado.
Dias depois, ainda sem melhorias, a criança regressou às urgências, onde recebeu a pulseira laranja. A mãe da menina relata que, depois, foram " atendidas por uma pediatra que nem a camisola lhe mandou tirar".
"Mandou aplicar-lhe por via intravenosa, a medicação que ela tinha estado a tomar em casa: diazepam, paracetamol e cetorolac. A Leonor adormeceu quando estava a receber o tratamento (estava exausta), mas quando acordou começou novamente a gritar com dores."
Conta Alexandra Martinho que a equipa de médicos ao serviço estranhou o ocorrido e pediu-lhe que marcasse uma consulta em pedopsiquiatria, porque a medicação era muito forte e a menina não "podia estar com tantas dores". Apesar de ter recebido alta, a situação não melhorou.
Depois de uma noite de "dores", a mãe resolveu chamar o INEM por considerar que a menina, com 34,7 graus de temperatura, "estava a entrar em hipotermia" e apresentava "manchas roxas".
"Chamei o INEM, que levou a criança hipotensa e com taquicardia para o hospital de Almada. Feitos vários exames, a equipa médica detetou sangue no músculo do tórax. Os médicos iam fazer-lhe uma TAC ao cérebro quando a minha menina entrou em paragem cardíaca. A primeira vez conseguiram reanimá-la, na segunda o coraçãozinho dela não resistiu. Os médicos suspeitavam de uma infeção ou de a Leonor estar a perder sangue."
Leonor morreu a 22 de Dezembro. O jornal Público confrontou a CUF com a história e o grupo reconhece ter aberto uma investigação interna. Foi ainda decidido "não incluir, temporariamente, a médica em questão na escala de serviços da Clínica CUF Almada, salvaguardando a competência e a experiência de mais de 27 anos que lhe é reconhecida".
Catarina Maldonado Vasconcelos / TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário