sábado, 25 de abril de 2020

O Município de Aveiro Saúda os 46 anos do 25 de Abril - a Democracia e a Liberdade Conquistadas


Desde o primeiro ano do atual mandato autárquico que temos vindo a realizar uma sessão comemorativa da revolução de 25 de abril, Dia da Liberdade.
Ao comemorarmos nos últimos anos esta data tão significativa, não nos moveu tanto um sentimento de nostalgia pelo dia 25 de abril de 1974, ainda que muitos de nós o tenhamos vivido de forma entusiástica e libertadora, mas sim a confiança no Portugal de hoje, democrático, pluralista e arreigadamente livre.
Com a mesma fé nos valores da liberdade, neste ano de 2020 comemoramos o 25 de abril de forma mais intimista, cada um no seu espaço e com os seus, respeitando o confinamento que nos impõe a situação da grave crise de saúde pública mundial e o estado de emergência que vivemos em Portugal.
Celebrar o 25 de abril sempre foi uma festa e certamente voltaremos a ter o espírito festivo que dá alegria aos nossos corações, cor às nossas romarias, sentido à nossa Alma Portuguesa.
Hoje porém, a forma da festa tem de ser diferente: assinalamos a data, saudamos a Democracia e a Liberdade Conquistadas e damos Vivas a Portugal usando a Comunicação Social, a internet e as redes sociais que nos interligam.
Este é em primeiro lugar um tempo de Combate contra a Pandemia do Covid-19, um tempo de união de esforços para que possamos ganhar esta dura luta pela vida, um tempo também de preito de Homenagem a todos os Nossos Conterrâneos que partiram e a hora do conforto às suas Famílias.
Este é o tempo de reconhecer e agradecer a dedicação de todos os que nas mais diversas áreas têm garantido o funcionamento do sistema de saúde, dos abastecimentos, da segurança, dos serviços públicos e privados, os serviços municipais e das freguesias, da atividade económica, da comunicação social, na certeza que não podemos mesmo parar para estarmos presentes e a crescer no próximo futuro.
Neste 25 de abril de 2020 o importante é afirmar a esperança de que com o empenhamento de todos vamos vencer esta Pandemia e um dia destes, como cantava o aveirense José Afonso, “avisar a malta”, trazer um amigo para a festa e voltar a respirar bem fundo e já sem máscara, o perfumado odor dos cravos e a maresia do Nosso Mar e da Nossa Ria de Aveiro.

VIVA PORTUGAL.

Luís Souto de Miranda 

Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro 

 Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
José Ribau Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário