segunda-feira, 13 de abril de 2020

Trump foi aconselhado a tomar medidas mais cedo, mas não acatou. “Podiam ter-se salvo vidas”

Trump foi aconselhado a tomar medidas mais cedo, mas não acatou ...
As recomendações de distanciamento social surgiram, mas Trump não seguiu os conselhos dos especialistas. Os EUA têm mais de meio milhão de infetados pelo novo coronavírus, que já fez mais de 22 mil mortes no país.
Anthony Fauci, consultor científico da Casa Branca e director do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecto-contagiosas, confirmou no domingo uma reportagem do The New York Times que dá conta de que a administração Trump foi aconselhada a tomar medidas de promoção do distanciamento social a meio de fevereiro, mas a decisão foi adiada quase um mês. "Podiam ter-se salvos vidas", assumiu Fauci.
Em declarações à CNN sobre esta reportagem, o consultor científico da Casa Branca disse que "é obvio é logicamente podemos dizer que se o processo estivesse em curso e a mitigação tivesse começado mais cedo, podiam ter-se salvo vidas".
"É obvio que ninguém vai negar isso, mas o que está implicado nessas decisões é complicado. Mas sim, obviamente, se tivéssemos fechado tudo desde o primeiro momento, podia ter sido um bocadinho diferente. Mas havia muita contestação face à ideia de fechar tudo logo naquela altura", acrescentou.
Questionado sobre porque é que Trump não recomendou o distanciamento social até meio de março — cerca de três semanas depois dos principais especialistas do país o terem recomendado — Fausci disse: "Nós [especialistas] fazemos recomendações. Muitas vezes essas recomendações são seguidas, às vezes não. É o que é. E agora estamos aqui".
Os Estados Unidos são o país mais atingido pela pandemia da covid-19, com mais de 555 mil casos confirmados, acrescentou a instituição do ensino superior de Baltimore, no estado de Maryland.
Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário