segunda-feira, 13 de abril de 2020

Moçambique | Mais trabalhador da Total infectado pelo covid-19, há 50 casos suspeitos do novo coronavírus na Província de Cabo Delgado

Foto de Adérito Caldeira
Mais um trabalhador da Total acusou positivo para a covid-19 elevando para 21 os casos em Moçambique, dos quais 10 são funcionários da petrolífera que lidera o projecto de exploração de gás natural no campo de Golfinho/Atum na Bacia do Rovuma. O @Verdade apurou que das 203 pessoas que estiveram em contacto com os doentes 50 são novos casos suspeitos do coronavírus na Província de Cabo Delgado.

O director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS), Dr. Eduardo Samo Gudo Junior, actualizou neste domingo (12) que “o país tem neste momento um total de 21 casos positivos, dos quais 13 são de transmissão local e oito importados”. Dez destes doentes são trabalhadores da petrolífera Total. A Cidade de Maputo continua a ser o epicentro da covid-19 com 12 infectados, dois dos quais moçambicanos que ficaram curados.

“Lembrar que no dia 10 de Abril apresentamos nestas conferencias de imprensa o resultados da 1º etapa da investigação do caso (paciente 10) que foi diagnosticado na Província de Cabo Delgado no dia 2 de Abril. Esta 1º etapa da investigação decorreu entre os dias 3 e 9 de Abril e permitiu a identificação de um total de 66 contactos, dos quais nove foram positivos para o novo coronavírus. Imediatamente iniciou a 2º etapa desta investigação, o objectivo é fazer o mapeamento da rede de contactos dos nove casos positivos (seis em Afungi, dois em Pemba e um em Maputo)”, pormenorizou o Dr. Samo Gudo.

O responsável pela instituição pública que diagnostica o covid-19 explicou ainda que “a 2º etapa da investigação permitiu a identificação até hoje de 91 contactos, que estão relacionados com os nove casos positivos que estão relacionados com o 1º caso da Província de Cabo Delgado. Desses 91 casos, 76 encontram-se na Província de Cabo Delgado, 63 em Afungi e 13 na Cidade de Pemba, e 15 na Cidade de Maputo.

“Dos 15 contactos que estão em seguimento e em quarentena na Cidade de Maputo ontem (sábado, 11) um deles apresentou uma sintomatologia leve, febre e tosse, imediatamente a sua amostra foi colhida e enviada para o Instituto Nacional de Saúde onde foi testada e o seu resultado foi positivo. Trata-se de um indivíduo de nacionalidade australiana, do sexo masculino com mais de 50 anos de idade. Este indivíduo já está em isolamento domiciliar”, revelou Dr. Eduardo Samo Gudo Junior que precisou que este trabalhador da petrolífera que lidera o projecto Mozambique LNG está em isolamento numa unidade hoteleira na Cidade de Maputo.

Ao @Verdade o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde esclareceu existirem mais 50 casos suspeitos do novo coronavírus na Província de Cabo Delgado e cujas amostras foram recolhidas, 47 nos acampamentos da Total na Península de Afungi e três na Cidade de Pemba, e deverão começar a ser testadas no laboratório em Marracuene nesta segunda-feira (13).

O Dr. Eduardo Samo Gudo Junior revelou também que “a amostra do indivíduo residente em Mocuba, que há 2 semanas regressou de Afungi, chegou ontem ao laboratório de virologia do Instituto Nacional de Saúde, já testamos e o seu resultado é negativo”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário